A BMW continua a liderar a inovação na indústria automotiva com a expansão do uso de garras robóticas personalizadas e impressas em 3D. Este avanço não só aumenta a eficiência da produção, mas também promove a sustentabilidade através da redução de peso e do uso de materiais reciclados. Com mais de 30 anos de experiência em manufatura aditiva, a BMW já produziu mais de 400.000 peças usando impressão 3D, destacando-se como pioneira no campo.
No Additive Manufacturing Campus em Oberschleißheim, mais de 300.000 peças foram impressas em 2023, com um adicional de 100.000 peças produzidas anualmente em outras plantas globais. A tecnologia de impressão 3D não é apenas aplicada em componentes de veículos, mas também em ferramentas e auxílios de trabalho usados na linha de produção, como as inovadoras garras robóticas.
Um dos desenvolvimentos mais notáveis é a introdução de uma nova geração de pinças biônicas, que são 25% mais leves que suas predecessoras. Estas pinças foram otimizadas topologicamente para reduzir peso e melhorar a eficiência, permitindo que tarefas complexas, como a fabricação de tetos de CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono), sejam realizadas com menos robôs e menor consumo de energia.
As garras robóticas biônicas são produzidas utilizando uma combinação de dois processos de impressão 3D: sinterização seletiva a laser (SLS) e impressão em larga escala (LSP). Enquanto as pinças a vácuo e os grampos são feitos com SLS, a estrutura de suporte é fabricada com LSP, utilizando grânulos de moldagem por injeção e plásticos reciclados. Este método não só é econômico, mas também reduz as emissões de CO2 em cerca de 60% comparado ao uso de matérias-primas primárias.
A BMW também utiliza impressão 3D para fabricar pinças robóticas para a construção de chassis e manuseio de portas em várias plantas, incluindo Regensburg e Munique. A nova pinça biônica introduzida na planta de Munique é capaz de segurar e mover toda a montagem do piso de um BMW i4, sendo 30% mais leve que o modelo convencional anterior. Esta inovação resulta em uma redução significativa de peso, possibilitando o uso de robôs menores e mais eficientes.
A manufatura aditiva na BMW não é apenas uma tendência, mas uma revolução contínua na produção automotiva. Com o uso crescente de impressão 3D, a BMW está reimaginando a maneira como veículos e componentes são fabricados. A capacidade de imprimir peças complexas e personalizadas permite uma flexibilidade sem precedentes na linha de produção, resultando em processos mais rápidos e eficientes.
As garras robóticas biônicas são um exemplo perfeito de como a impressão 3D está sendo utilizada para criar soluções inovadoras e eficazes. A combinação de sinterização seletiva a laser (SLS) e impressão em larga escala (LSP) possibilita a criação de componentes leves e robustos, que são essenciais para operações de alta precisão. A redução de peso não só diminui o desgaste dos robôs, mas também estende sua vida útil e reduz os intervalos de manutenção, proporcionando economias significativas em longo prazo.
A BMW não limita suas inovações a uma única planta. A tecnologia de impressão 3D é implementada globalmente, desde as plantas em Spartanburg e Landshut até as instalações na Ásia. Este alcance global permite que a BMW mantenha um padrão uniforme de qualidade e inovação em todas as suas operações. Além disso, o uso de materiais reciclados e a redução de emissões de CO2 tornam a manufatura aditiva uma solução sustentável, alinhada com os objetivos de responsabilidade ambiental da empresa.
Na planta do BMW Group em Landshut, por exemplo, moldes de impressão 3D são utilizados para a produção de cabeçotes de cilindros de alumínio. Este processo, que utiliza moldagem em areia, permite a criação de estruturas extremamente complexas que são preenchidas com alumínio liquefeito. A precisão e a complexidade alcançadas com este método seriam impossíveis com técnicas tradicionais de fabricação.
Outro exemplo é a fabricação de grandes pinças robóticas para tetos de CFRP. Estas pinças, produzidas em apenas 22 horas, são aproximadamente 20% mais leves que as versões convencionais. Esta redução de peso prolonga a vida útil dos robôs e reduz o desgaste do sistema, além de diminuir o tempo de ciclo nas linhas de produção.
Para projetar essas estruturas complexas e biônicas, a BMW utiliza ferramentas de software avançadas como o Synera. Este software permite uma otimização rápida e eficiente das peças, garantindo que cada componente seja projetado com a máxima eficiência em mente. A capacidade de criar e ajustar projetos rapidamente é essencial para manter a competitividade e a inovação contínua.
O futuro da manufatura aditiva na BMW parece promissor, com planos para expandir ainda mais o uso de impressão 3D em suas operações. A empresa está continuamente explorando novas maneiras de integrar esta tecnologia em diferentes aspectos da produção, desde o design inicial até a fabricação final. A visão da BMW é criar um ecossistema de produção onde a impressão 3D desempenha um papel central, permitindo a personalização em massa e a fabricação sob demanda.
Além das vantagens em termos de produção e sustentabilidade, a manufatura aditiva também traz benefícios significativos para os funcionários da BMW. A empresa fabrica órteses sob medida e auxílios de trabalho que melhoram o conforto e a segurança dos trabalhadores na linha de produção. Esses dispositivos personalizados são fabricados usando impressão 3D, demonstrando o compromisso da BMW com o bem-estar de seus colaboradores.
A adoção de garras robóticas personalizadas e impressas em 3D pela BMW representa um marco importante na evolução da produção automotiva. Com avanços contínuos em tecnologia de impressão 3D, a BMW está não apenas melhorando a eficiência e a sustentabilidade de suas operações, mas também criando um ambiente de trabalho mais seguro e inovador para seus funcionários. A manufatura aditiva está definindo um novo padrão na indústria, e a BMW está na vanguarda dessa transformação.
Ao realizar o test drive do Novo Nissan Sentra 2025, os participantes ganham 6 mil pontos no programa Azul Fidelidade… Leia Mais
A Volvo está introduzindo no Brasil as mais recentes inovações em seu Sistema de Segurança Ativa (SSA) para ônibus, destacando-se… Leia Mais
Em junho, BYD lidera mercado de carros 100% elétricos no Brasil, com 3.346 unidades emplacadas. A BYD continua a surpreender… Leia Mais
IPVA quitado, transferência gratuita e Plano de Serviço são alguns dos benefícios oferecidos no feirão de caminhões seminovos da Volvo.… Leia Mais
Volvo inicia programa inédito para validar ônibus biarticulados 100% elétricos em grandes cidades da América Latina, começando por Curitiba. A… Leia Mais
Novo Versa SR 2025 combina design sofisticado e equipamentos avançados para conquistar o público. O Nissan Versa sempre foi um… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies