Preço de carros usados deverá recuar em 2023.
É quase impossível encontrar alguém que não tenha se assustado com os custos e valores dos automóveis durante a última pandemia. Se antes o preço era um fator que saltava negativamente aos olhos, agora, é ele o herói da história. Isso porque para os carros seminovos ele deve diminuir, caso se confirme a tendência veremos nos próximos meses uma redução significativa batendo na casa dos seus 20%.
As fontes vêm de um levantamento realizado por uma equipe do renomado banco norte-americano, J. P. Morgan, no qual é possível encontrar valores que flutuam entre 10 e 20 pontos percentuais de redução. A conclusão foi realizada com base no conjunto amostral presente nos Estados Unidos, aliado a tendências e padrões de consumo da população, logo, é seguro “manter um pé atrás”, porque a realidade brasileira não é tão semelhante à estado-unidense, este fator pode ser um ponto positivo ou negativo a depender de como o setor automotivo irá trabalhar ao longo do ano.
Mas, se esse fator depende de uma série de outros fatores, então, o que temos de concreto até o momento? Dando embasamento a tese positiva de que haverá redução dos preços, temos como principal fator a estabilidade na distribuição de insumos (microchips principalmente) que vinha sendo dificultada durante a pandemia, as concessionárias com estoque de carros 0km, de modo que a oferta seja sensivelmente maior que a procura e a redução dos combustíveis. Esses fatores tendem a competir para estabilizar o valor dos carros 0km, consequentemente reduzir o preço de usados e seminovos. Márcio Macedo, diretor da Vera Cruz Investimentos, acredita nessa tese mesmo que o preço dos usados não retorne aos patamares que costumavam antes da pandemia.
Por outro lado, os fatores que tentam derrubar essa tese são velhos conhecidos. O primeiro deles ficou muito famoso na tensão dos combustíveis, é o imposto ICMS cujo aumento já foi declarado em quase metade dos estados brasileiros e preocupa o setor produtivo, além disso, o aço deverá ter um aumento não tão significativo, mas ainda assim importante, e as taxas de juros que seguem altas.
Quanto às taxas, foi feita uma análise interessante por Cassio Pagliarini, sócio-consultor da Bright Consulting. Nela ele aborda o “preço de transação” que é o preço praticado na loja no ato da compra diferentemente do que é indicado oficialmente e ainda aborda as formas de comprar um carro 0km hoje, com as taxas elevadas, oferecer descontos nela não seria tão atrativo, como fora em outras épocas a taxas menores, desse modo, possivelmente veremos muitas concessionárias oferecendo a opção de recompra do usado, conclui o especialista.
Tendo isso em vista, é possível notar a presença de diferentes aspectos na questão do valor dos carros usados. Porém, dois pontos são certos, o primeiro deles é a confiança dos analistas do setor automotivo de que uma redução ainda que pena deverá aparecer em algum momento deste ano, segundo, alguma variação, para mais ou para menos, deverá ocorrer.