Preço de Seguro de Carros aumentou astronomicamente em 2022

Aumento no valor dos carros e inflação geraram aumento recorde.

Para quem é dono de automóvel, o ano de 2022 não está sendo nada fácil, especialmente na questão dos aumentos envolvendo praticamente tudo o que diz respeito as obrigações que devem ser cumpridas ao se ter um carro.

Após a alta impactante de cerca de 30% no valor do IPVA, os motoristas estão precisando lidar com uma questão de igual relevância, especialmente porque representa mais um peso para o bolso: o aumento absurdo do valor do seguro de carro.

De acordo com dados divulgados pela empresa especializada em seguros, a Minuto Seguros, essa proteção, considerando-se os modelos mais comercializados no mercado, pode apresentar uma alta de até 158% em 2022.

A análise dos dados levantados trouxe outras informações interessantes sobre esse tema. Por exemplo, em relação ao perfil do condutor, isto é, se masculino ou feminino. No primeiro caso, teve modelo de carro com 113% de aumento. Já no caso das mulheres, o carro que mais chamou a atenção foi o HB20 que, de fato, bateu a marca de 158% de aumento.

Uma informação importante que não pode deixar de ser considerada, é que os valores extremamente altos para os reajustes incluem tanto contratos de novos seguros quanto contratos de renovação da proteção.

Para alguns tipos de carro os valores mais que dobraram. Tomando como base o preço médio, o valor do seguro para o público masculino está na casa dos R$4.738,44. Já para o público feminino, o valor médio fica em torno dos R$4.014.

Manes Erlichman, diretor técnico da Minuto Seguros, se diz surpreendido com esses acontecimentos. De acordo com o executivo, algo semelhante nunca tinha ocorrido na história do mercado de automóveis brasileiro. Manes, que já possui uma carreira de mais 30 anos no setor, destaca que boa parte da culpa dos aumentos surge como efeito colateral das medidas econômicas adotadas no pós-2020.

Vai subir mais?

Com tantos aumentos, nada mais natural que os proprietários de veículos se preocuparem com o que está por vir. Nesse sentido, Erlichman tem uma visão um pouco otimista. Para ele, mesmo considerando que a indústria de produção de carros está sofrendo uma grande pressão no momento, já é possível notar um certo nível de estabilização nos valores dos veículos, o que, por consequência, também provocaria a estabilização dos preços cobrados nos contratos de seguros.

Tendo em vista tudo o que está acontecendo, algumas empresas de seguros de carros têm procurado ajudar seus clientes a gerenciarem melhor essa crise. Por exemplo, uma solução encontrada por parte delas é oferecer a opção de parcelamento com juros menores, ou mais parcelas. Contudo, é sempre bom ter atenção aos detalhes para não haver nenhuma surpresa, como a cobrança de uma taxa extra.

Redação por Denisson Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *