O modelo elétrico teria autonomia de cerca de 400 km, porém seu visual diferente pode surpreender e dividir opiniões.
A Citroën está trabalhando em uma nova picape elétrica, a Oli. O modelo, segundo a montadora, teria autonomia de cerca de 400 km, contudo, o visual diferente, digamos, pode surpreender e dividir opiniões.
Oli (pronuncia-se all-ë) é o novo conceito de veículos elétricos da marca francesa Citroën e apresenta algumas das tecnologias que estarão presentes em futuros modelos da montadora. A ideia é revolucionar o mercado ao trazer uma mistura de pickup com SUV, ou seja, um carro muito mais leve: serão apenas 1000 kg, peso bastante baixo para um EV. Esse peso resulta de uma bateria menor, no entanto ela não perde em capacidade, pois conta com 40 kWh, enquanto a autonomia do Oli, segundo a Citroën, será de 400 km. A velocidade máxima do modelo deverá ser de 110 km/h, já a eficiência de consumo se dará na proporção de 10 kWh/ 100 km.
Se a autonomia é um ponto forte do Oli, o design, por sua vez, pode não agradar a todos os gostos, isso porque o modelo segue uma proposta futurista, com linhas marcadas e forma bastante geométrica. Na parte frontal, vemos faróis mais quadrados, que lembram o formato de um “C”, enquanto os nichos para o farol de neblina têm forma retangular e o para-choque é mais elevado. O peso mais leve do Oli deve-se também ao fato do teto, o capô e os painéis do piso serem projetados em papelão ondulado reciclado. O carro, porém, não é menos resistente por causa disso: segundo a Citroën, a picape/SUV suporta tranquilamente uma pessoa em pé andando sobre o capô ou teto.
Na parte interna, o Oli é bastante minimalista e conta com diversos materiais reciclados, especialmente na composição do piso e nos bancos. Estes, por sua vez, contam com estruturas simples, além de terem sido impressos por impressora 3D e terem com design bastante simples.
Com relação à tecnologia, o Oli conta com sistema Smartband, o qual possibilita que as informações do smartphone sejam misturadas aos dados do veículo, e fiquem dispostas no painel. Este, por sua vez, possui também um trilho eletrificado que permite a conexão de diferentes equipamentos por meio de entrada USB.
Em relação às dimensões, o Oli aproxima-se bastante de um SUV compacto, pois conta com 1,9 m de largura, 4,2 m de comprimento e 1,65 m de altura.
Não temos ainda previsão sobre o lançamento do modelo e muito menos sobre seu valor, por isso, seguiremos trazendo atualizações sobre o Citroën Oli. Enquanto isso, compartilhe conosco o que você achou do Oli. Qual sua opinião sobre o design exterior do novo conceito da Citroën?