Vai comprar um seminovo? Saiba como evitar fraudes

Confira algumas dicas para evitar cair em golpes na compra de um carro usado

Os seminovos conquistaram mais relevância no mercado nacional a partir do ano de 2021. Segundo um levante de números da divisão de carros do Mercado Livre, houve aumento de 22% no interesse na compra de automóveis seminovos no primeiro trimestre de 2021, em comparação ao ano anterior.

De acordo com outro levante que podemos ler em Mobiauto, foram analisados 40 veículos da categoria comerciais leves mais vendidos nas concessionárias brasileiras, revelando a valorização de 7,13% quando passam para o mercado dos seminovos.

A compra de veículos seminovos se tornou vantajoso, pois, proporcionam vários benefícios aos consumidores, como um modelo de qualidade, com um preço menos agressivo e custo-beneficio.

Contudo, é necessário atentar-se a alguns pontos no momento de adquirir um carro seminovo para não cair em golpes, infelizmente recorrência frequente. Pensando nisso, reunimos os detalhes que você precisa pontuar antes da compra.

1. Danos de colisões “disfarçados”

As batidas podem danificar o veículo, portanto, para o reparo eficiente é necessário optar por peças originais. No entanto, devido ao alto custo, é comum vermos reparos feitos com o que se conhece como “massa plástica”.

Se a aplicação já está bem feita e o volume é pequeno, então não tem muito problema, mas é comum encontrar carros de grande massa na carroceria. De qualquer forma, é melhor evitá-los.

2. Hodômetro adulterado

O uso de hodômetros eletrônicos (digitais) dificultou isso, mas ainda existe. Por segurança, é uma boa ideia verificar se outros itens do carro correspondem à quilometragem indicada. Pneus, forros, pedais, volante e acabamento de câmbio são bons indicadores de desgaste e da condição real do carro.

3. Ar-condicionado, peças piratas e pneus

Para esconder falhas e vazamentos em aparelhos de ar condicionado, pessoas mal-intencionadas carregam o aparelho para parecer que está funcionando. Portanto, é importante verificar se há vazamentos, se assim for, o sistema deixará de funcionar muito rapidamente.

Itens que estão normalmente danificados pelo uso requerem substituição regular, mas é importante usar peças originais ao substituir. No entanto, por serem mais caros, peças falsificadas ("piratas") ou inferiores são fáceis de detectar. A primeira impressão é que são pneus novos, mas basta uma inspeção mais detalhada para comprovar o oposto. É comum o uso de silicone e outros produtos para "mascarar" pneus gastos, por isso vale a pena verificar o estado da banda de rodagem e se os pneus são seguros.

6. Preço abaixo da tabela

Para não ser vítima dos golpes de veículos muito baratos (porque estão com defeitos), o ideal é fazer negócios com pessoas de confiança, concessionárias, lojas conhecidas, ou um grande site profissional. Se estiver negociando com uma pessoa, invista em uma vistoria veicular detalhada. O serviço verificará a presença de carrocerias e acessórios, analisará integridade estrutural, originalidade do chassi, motor e transmissão e examinará o histórico do veículo e a documentação do carro, ajudando a evitar fraudes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *