SUVs mais roubados e furtados em SP – janeiro e fevereiro 2022


O ano de 2022 não está sendo nada fácil para os donos de SUVs no estado de São Paulo. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, neste ano de 2022 tivemos um aumento expressivo de 58% no número de furtos e roubos de SUVs no Estado. Segundo os dados, este ano foram registrados 1.190 roubos ou furtos, sendo que no mesmo período do ano passado o número de registros foi de apenas 753.


Os dados citados foram levantados por Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, empresa que atua no monitoramento veicular.


De acordo com a pesquisa, o Ford EcoSport é o SUV mais visado entre os bandidos, totalizando 125 unidades roubadas ou furtadas durante os primeiros meses do ano. Entre os modelos mais visados ainda temos o Honda HR-V, o Jeep Renegade, o Volkswagen T-Cross e o Hyundai Creta.


Já entre as regiões com mais índices de roubo e furto de SUVs, temos a cidade de São Paulo na liderança com 559 registros. A segunda cidade com mais registros de roubo e furto é o município de Santo André, com um total de 119 registros. A cidade de São Bernardo do Campo aparece na terceira posição com 81 registros de furto ou roubo. Campinas aparece na 4ª posição com 35 registros de furto ou roubo. Já a 5ª colocação está com a cidade de Mauá, que teve ao todo 34 registros ao longo dos primeiros meses do ano. Por fim, a cidade de Guarulhos ficou na 6ª posição com 29 registros de furto ou roubo.


Um detalhe importante de se mencionar, é que a maioria dos casos ocorreu às quintas-feiras (com 220 registros) e à noite (com 428 registros). Além disso, a maioria dos carros roubados ou furtados tinham entre 5 e 10 anos de uso.

Confira abaixo a lista dos 10 SUVs mais roubados e furtados no estado de São Paulo em 2022:

1º Lugar: Ford EcoSport com 125 unidades roubadas ou furtadas entre janeiro e fevereiro de 2022.

2º Lugar: Honda HR-V com 112 unidades roubadas ou furtadas entre janeiro e fevereiro de 2022.

3º Lugar: Jeep Renegade com 89 unidades roubadas ou furtadas entre janeiro e fevereiro de 2022.

4º Lugar: Volkswagen T-Cross com 84 unidades roubadas ou furtadas entre janeiro e fevereiro de 2022.

5º Lugar: Hyundai Creta com 80 unidades roubadas ou furtadas entre janeiro e fevereiro de 2022.

6º Lugar: Hyundai Tucson com 76 unidades roubadas ou furtadas entre janeiro e fevereiro de 2022.

7° Lugar: Jeep Compass com 61 unidades roubadas ou furtadas entre janeiro e fevereiro de 2022.

8° Lugar: Renault Duster com 60 unidades roubadas ou furtadas entre janeiro e fevereiro de 2022.

9° Lugar: Nissan Kicks com 50 unidades roubadas ou furtadas entre janeiro e fevereiro de 2022.

10° Lugar: Volkswagen Nivus com 40 unidades roubadas ou furtadas entre janeiro e fevereiro de 2022.

Sobre os SUVs

Os SUVs (Sport Utility Vehicle), ou simplesmente veículos utilitários esportivos no bom português, é um tipo de veículo mais avantajado e derivado da camionete. O modelo possui um interior bastante parecido com as famosas peruas (station wagons) e normalmente são equipados com tração nas 4 rodas. Estes carros são bem grandes e geralmente possuem uma terceira fileira de bancos, comportando assim até 9 passageiros.

O primeiro SUV lançado foi o Chevrolet Suburban, no ano de 1933. Omodelo consistia em uma camionete com cabine estendida e que era bastante usada por moradores de zonas suburbanas das grandes cidades americanas.

Com o sucesso das vendas do modelo, outras montadoras produziram veículos semelhantes desenvolvendo assim esta nova categoria de veículos chamada de SUV.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.