Confira aqui os principais modelos de carros seminovos mais econômicos do Brasil.
Existem vários motivos que contribuem para que um carro chame mais a atenção dos consumidores do que outros, especialmente no caso dos veículos que pertencem à mesma categoria. Assim, a escolha de um automóvel é algo bastante pessoal, mas é importante conhecer alguns critérios para garantir que está conseguindo um bom negócio.
Além disso, é preciso ter em mente clareza sobre o que você deseja priorizar. Alguns carros têm mais a oferecer em termos de conforto. Outros podem garantir maior economia ou então mais conectividade e recursos tecnológicos. Por fim, ainda existem os veículos que contam com acessórios de segurança mais reforçados.
A seguir, serão comentados os melhores seminovos do mercado brasileiro considerando a questão da economia, visto que o preço da gasolina é algo que tem tirado o sono de boa parte da população. Se você se encaixa no grupo que está procurando um modelo econômico, continue a leitura para encontrar algumas dicas sólidas a este respeito.
Renault Kwid 1.0
O Renault Kwid é um carro que se sente mais à vontade dentro das cidades. Além disso, o carro não é voltado para grandes velocidades. Desse modo, é preciso respeitar estas características para não forçar o motor e acabar causando danos ao carro, o que vai exigir manutenções antes do tempo adequado.
Em termos de espaço, o Kwid não tem muito a oferecer, visto que ele é bastante apertado para cinco ocupantes. Além disso, o seu porta malas é relativamente pequeno, mas considerando as dimensões do carro, isso pode ser considerado compreensível.
Por fim, vale ressaltar que os engates do Kwid são fáceis e ele possui câmbio manual com cinco marchas. A sua direção é bastante leve e dentro das cidades ele faz 10,3km/L com etanol e 10,8km/L com gasolina.
Chevrolet Novo Onix 1.0
O Novo Onix se destaca devido ao seu conjunto mecânico, que foi um grande acerto da fabricante. Assim, ele possui câmbio manual de seis marchas e conta com uma carroceria leve, além de ter uma boa aerodinâmica. Os itens de série são satisfatórios e o modelo LT é o mais econômico do país atualmente.
É possível afirmar que, de acordo com dados obtidos pelo Inmetro, quando o modelo roda somente com etanol ele chega a fazer 11,1km/L dentro das cidades. Em termos de recursos tecnológicos, o Onix não decepciona e possui central multimídia com acesso à internet através da tecnologia 4G.
Volkswagen Up! TSI
Com uma boa direção e um motor de 105 cavalos de potência, o Volkswagen Up! é mais uma opção bastante sólida em termos de economia. Além disso, ele é equipado com itens de série que podem ser considerados interessantes para vários consumidores, como a central multimídia com tela colorida. Entretanto, vale pontuar que ela é bastante pequena.
O porta malas, por sua vez, não possui uma capacidade expressiva, acomodando somente 285L. Entretanto, é bastante coerente com as dimensões do carro. Outro aspecto que pode afastar os consumidores é ausência de controles eletrônicos de estabilidade, visto que nem mesmo como um acessório adicional o Up! oferece esta possibilidade.
Fiat Mobi 1.0
A falta de espaço no porta malas é algo que pode depor bastante contra o Fiat Mobi. Porém, as pessoas que valorizam a economia acima de qualquer outro aspecto precisam dar uma olhada neste modelo, que chega a rodar 11,5km/L dentro das cidades com gasolina e com etanol.
Além disso, o carro em questão possui Radio Conect e entrada USB. Ele aceita áudio em streaming e possui outros recursos mais básicos em termos de entretenimento. Embora tenha ocorrido uma tentativa de equipa-lo com o Live On, isso acabou não dando certo, de modo que o projeto foi deixado de lado pela montadora antes do lançamento.
Amanda Guimarães Faria