Saiba aqui o que você deve trocar quando for realizar a manutenção do carro.
Procurar a oficina ideal para fazer manutenção ou revisão do veículo é algo que pode se tornar um grande desafio; a questão vai muito além de preço e um bom serviço. Muitas vezes entregamos o veículo nas mãos do profissional alegando um problema específico e acabamos descobrindo outras peças que também precisam de atenção e por não conhecer profundamente a engenharia mecânica, caímos na conversa de um profissional que enxerga neste momento, uma oportunidade de lucrar ainda mais. Para evitar isso, vamos ver algumas dicas de itens comuns e que nos fazem ficar em estado de alerta quando o assunto é manutenção:
Amortecedores e pastilhas de freio, responsáveis pela segurança, contato dos pneus com o solo e estabilidade do veículo, quando assunto é desgaste dessas peças, logo pensamos se vale o risco de aguardar mais um pouco para trocá-las. É sabido de muitos acidentes provenientes de alguma falha no veículo somado a irregularidades da pista, por isso, o primeiro pensamento é não arriscar. O hábito de alguns mecânicos é informar sobre a troca de acordo com a quilometragem fixa percorrida. Isso pode ocorrer até mesmo por indicação do fabricante, mas não é o único item a ser avaliado quando o assunto é manutenção. Outros fatores devem ser analisados conforme o perfil do condutor, onde ele costuma dirigir, a frequência, a geografia do lugar e as condições do piso.
Estes fatores podem aumentar ou diminuir o tempo de troca da peça, o ideal é, se possível, verificar em mais de um local a análise das necessidades do veículo, é a chamada manutenção preditiva. Esta geralmente ocorre entre a preventiva e a corretiva. A manutenção corretiva é aquela feita quando o veículo já apresenta algum defeito, alguma peça quebrada por exemplo, já a preventiva é feita para evitar danos futuros, como a troca de óleo por exemplo. Sendo assim, o mais adequado seria que o mecânico responsável pela avaliação, observasse as peças em si ao em vez de diagnosticar a necessidade de troca por conta da quilometragem rodada.
Existem hábitos que podem te ajudar a manter a vida útil das peças em bom estado por mais tempo. Provavelmente já deve ter ouvido que a calibragem dos pneus são necessárias regularmente. Quando os pneus estão calibrados corretamente, isto é, são calibrados com frequência e com a numeração certa, evita não somente o desgaste desnecessário dos pneus como também exige menos consumo de combustível. Passar rápido demais em lombadas, não desviar de buracos quando possível, entres outros hábitos ligados a pista e a velocidade, podem afetar as molas. A falta de manutenção deste item causa danos em várias outras partes da suspensão.
Busque informações sobre a engenharia do próprio veículo, leia o manual se possível e faça a manutenção preditiva. Estas são dicas que irão te ajudar a evitar reparos desnecessários, além de saber como lidar com a manutenção e evitar novos gastos.
Boas indicações de especialistas no assunto também são válidas. Este é um mercado bem cauteloso, onde ajustes ou trocas mal feitas podem causar danos até mesmo fatais. Por isso, tenha sempre uma base de informações sobre a situação. Se você trabalha com aplicativos de passageiros ou entregas, os cuidados podem trazer um retorno financeiro também. Lembrando que os cuidados durante o período de uso do veículo podem facilitar na hora da venda pois, tão importante quanto a estética é as condições das funcionalidades do veículo.Seja para vender de forma direta ao comprador ou a uma concessionária, a inspeção veicular pode ajudar a valorizar ou desvalorizar o automóvel. Então se você pretende trocar de carro nos próximos anos, faça bom uso do mesmo para ter vantagem lucrativa do item.
BRUNA DOMINGOS DOS SANTOS