Fiat Fiorino 2014 Vale a Pena? Análise, Preço, Consumo, Motor



Confira aqui todos os detalhes sobre o Fiat Fiorino 2014.

Durante a feira de automóveis Fenatran do ano de 2013, a Fiat anunciou ao mundo a terceira geração do seu furgão compacto, a Fiorino 2014. O modelo surgiu em 1977, sendo inspirado no modelo Fiat 147, que também recebeu uma versão picape.

Atualmente, a terceira geração é baseada no modelo Uno de segunda geração, e possui também característica da Fiat Strada de primeira geração. Apesar do seu porte pequeno, o Fiorino é perfeito para o transporte de cargas.



Com um limite de carga de 650 kg, o Fiat Fiorino 2014 é bastante espaçoso para uma van urbana. Além disso, praticidade e bom desempenho são características desse modelo, que chegou ao mercado por R$ 38.540.

Em comparação com os modelos antigos, o mini furgão perdeu 100 litros de volume interno, passando de 3.200 litros para 3100 litros. No entanto, a possibilidade de carregar 30Kg a mais de carga, compensou essa perda.



Segundo a própria marca, foram necessárias 513 mil horas para completar o projeto da nova geração da Fiorino. Suas medidas impressionam, apesar de se tratar de um furgão compacto. São 4,38 metros de comprimento e 1,90 metros de altura.

Para garantir um sistema aerodinâmico, o tamanho do baú precisou ser reduzido, além disso, a porta lateral, que estava presente na segunda geração do furgão, precisou ser descontinuada.

Pensando no baixo consumo, a Fiat adicionou pneus com baixa resistência à rolagem. De modo geral, esses pneus são responsáveis por aquecer menos quando em movimento, oferecendo menos resistência ao motor e consumindo uma menor quantidade de combustível.

Por falar em motor, a Fiat Fiorino 2014 está equipada com motor Fire Evo 1.4 8V Flex, que acelera de 0-100 Km/h em apenas 11.9 segundos, o que é um tempo bom para um modelo de transporte de carga. Em conjunto com o motor, o furgão utiliza um câmbio manual de 5 velocidades.

Leia também:  IPVA SP 2017 fica 4,8% Mais Barato

Por se tratar de um modelo Flex, o consumo com etanol fica na casa de 7.5Km/l na cidade e 8.5 Km/l na estrada. Para o abastecimento com gasolina, o desempenho é de 10.7Km/l na cidade e 12.1Km na pista. O tanque possui capacidade para comportar até 58 litros de combustível, que garante até 620 Km rodados ao abastecer com gasolina.

O interior do modelo pode desagradar um pouco aqueles que estão acostumados com vans de grande porte, mas conta com espaço suficiente para o passageiro e o motorista. A posição dos faróis não é apenas um design estético desse modelo, mas tem um papel importante na melhoria na visibilidade, diminuindo as chances de um acidente.

O Fiat Fiorino 2014 permite manobras suaves e um baixo custo de manutenção, além de ter um dos melhores motores a diesel do mercado, tornando-o uma das melhores opções no segmento.

Para maior conforto nos passeios urbanos, a Fiorino possui direção hidráulica e coluna de direção ajustável a altura. Para as viagens na pista, a cabine do veículo possui um bom isolamento, no entanto, o sistema de amortecimento do furgão pode decepcionar em terrenos irregulares. Freios ABS, airbag duplo, ar condicionado, vidros e travas elétricas são itens de série da versão 1.4 MT.

Os custos de revisão da Fiat Fiorino são de R$ 2.444, pela concessionária da Fiat. A revisão deve ser realizada a cada 1 ano ou 10 mil km. Durante essas revisões, o óleo, pastilha de freio, filtro de combustível e outros itens são substituídos. Além disso, a empresa garante a troca de peças que apresentarem defeito durante o primeiro ano, de forma gratuita.

Por fim, o Fiorino é uma boa opção para os motoristas de vans que puderem abrir mão um pouco da capacidade de carga, para adquirir um modelo com baixo custo de manutenção, bom rendimento e prático de dirigir. O motor Fire Evo 1.4 da Fiorino 2014 possui baixo consumo de combustível e bom desempenho para o que o segmento propõe. Além disso, o tamanho compacto do furgão é excelente para se locomover na cidade.

Leia também:  Localiza e Unidas Seminovos - Como Comprar Carros Seminovos de Locadoras

Wendel George Peripato

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *