Vale mais a pena comprar carro novo, seminovo ou usado?



Confira os prós e contras de comprar um carro novo, seminovo ou usado

Escolhendo um carro novo, seminovo ou usado?

Chegou a hora de trocar de carro e você não sabe escolher entre um carro novo, seminovo ou usado?



Não se preocupe, leia nosso artigo para escolher o veículo que melhor atende às suas necessidades!

Uma escolha difícil?

A decisão de comprar um carro decorre de uma necessidade específica e, muitas vezes, causa grande estresse, principalmente quando ditada por eventos indesejados, como a perda ou a quebra irreparável do veículo possuído. São eventos que nos obrigam a trocar o carro rapidamente e isso significa enfrentar despesas inesperadas.



Por outro lado, trocar de carro pode ser uma decisão cuidadosa com antecedência, simplesmente porque a substituição foi programada após um determinado período de tempo ou quando uma determinada quilometragem foi atingida.

Em qualquer caso, quando chegar a hora de trocar de carro, é importante ter um direcionamento diante de uma gama de modelos e versões, além de identificar o carro que melhor atende às suas necessidades para não comprometer o orçamento de gastos.

Antes de prosseguir com qualquer outra avaliação, é preciso identificar o modelo de carro mais adequado.

Carro compacto ou SUV, perua de classe média ou carro de luxo?

Se não for feita uma análise cuidadosa das necessidades, a nossa escolha pode ser direcionada para modelos de que gostamos e que, a curto prazo, nos deixam satisfeitos com a compra, mas que, com o tempo, podem revelar-se inadequados ou mesmo contraproducentes.

Pense no que aconteceria se comprássemos um carro urbano e percebêssemos que éramos obrigados a viajar milhares de quilômetros na rodovia.

Leia também:  Tabela FIPE Ford F-100

Uma vez identificado o modelo mais adequado, teremos que avaliar todos os aspectos econômicos: o orçamento disponível para a compra inicial, os custos operacionais, os impostos, o valor residual do veículo após um determinado período de tempo.

Para saber quais são os custos a serem enfrentados, basta consultar as revistas especializadas do setor que fornecem tabelas comparativas de todos os modelos disponíveis no mercado e os itens de despesas relacionados.

Os prós e contras de carros novos, seminovos ou usados

Assim que tivermos identificado o modelo a comprar, podemos proceder à análise das vantagens e desvantagens de um carro novo ou usado.

Nesse ponto é importante ressaltar que o carro é considerado um bem semidurável que, com o tempo, está fadado a perder valor.

Por isso, nossa escolha deve ser orientada para aquele produto que mantém seu valor o mais inalterado possível ao longo do tempo.

A compra de um carro pode atender a esse requisito e explicamos o motivo a seguir.

  • Garantia : Em primeiro lugar, os carros novos têm uma garantia do fabricante de pelo menos dois anos. Um defeito de fábrica sempre pode acontecer e a cobertura dos custos de reparo, mesmo os mais caros, representa uma vantagem inegável.
  • Segurança: deve-se considerar também que os carros novos mais recentes são mais seguros por estarem equipados com inovadores sistemas de segurança e assistência ao motorista.
  • Liberdade de circulação: a menos que decida adquirir um veículo novo de produção há alguns anos (existem vários ainda no mercado), poderá orientar a sua compra para modelos que possam circular em qualquer zona de trânsito restrito. Nesse caso, um veículo elétrico ou híbrido pode ser para você.
  • Programas de financiamento, seguro e manutenção: a oferta de carros novos proporciona, na maioria das vezes, a possibilidade de obter empréstimo e parcelar o carro novo. Além disso, você também pode decidir financiar os custos de seguro e manutenção que permitirão a você limitar eventos inesperados e planejar despesas com antecedência.
  • Sem surpresas ruins: com a compra de um carro novo, você será o primeiro a usar o veículo e não precisará depender de avaliações de especialistas, às vezes muito caras.
Leia também:  Óleos para carros - Dicas de quando trocar e qual utilizar

À primeira vista pareceria que os carros novos são a melhor escolha, porém comprar um carro usado também pode ser cômodo e, a seguir, indicamos as principais vantagens de carros seminovos e usados:

  • Preço: o preço de um carro usado é mais barato que o de um carro novo. Mesmo que decida comprar um carro a 0 km praticamente como novo, pode contar com um preço de compra inferior, principalmente quando a disponibilidade do orçamento é limitada.
  • Desvalorização: os carros usados ​​têm menor valor de mercado e não sofrem desvalorização repentina como os novos. Basta pensar nos custos relacionados ao IPVA e ao registro que já foram incorridos pelo primeiro comprador.
  • Impostos e seguros: o custo dessas variáveis ​​é reduzido porque está diretamente vinculado ao valor do veículo.

Como escolher entre um carro novo seminovo ou usado: qual comprar?

Embora possam ser identificadas outras vantagens e desvantagens relacionadas aos carros novos e usados, como você deve ter percebido, o aspecto econômico é decisivo na escolha do veículo.

Se o orçamento te forçar a comprar um carro usado, prefira um que tenha cerca de dois anos. O seu valor será certamente bastante inferior ao do carro novo equivalente, visto que já terá sofrido a desvalorização natural do mercado e a redução do IPVA, além do preço do seguro, provavelmente, ser menor, sem ainda necessitar de grandes gastos de manutenção.

Por fim, avalie cuidadosamente seu estado e, possivelmente, investigue os hábitos do antigo proprietário para identificar quaisquer defeitos ocultos.

Compra de carro

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *