Dicas de Como Economizar Combustível no Carro



Confira aqui algumas dicas para economizar combustível em seu carro.

Os custos do seu carro com combustível estão altos? Quem utiliza um automóvel para se locomover todos os dias sabe que a despesa com combustível no final do mês acaba sendo alta. Se você deseja economizar, saiba que existem diversas dicas que ajudam a diminuir os gastos do seu veículo.

Para promover essa economia é recomendado desde fazer uma vistoria no carro até perceber o modo como você dirige, visto que o automóvel pode apresentar problemas que elevam o consumo de combustível. Portanto, é preciso ficar atento e corrigir eventuais problemas.



Quer saber mais? Confira, neste post, as melhores dicas para economizar combustível no seu carro!

1. Calibre os pneus corretamente

Antes de qualquer coisa, pegue o manual do proprietário e cheque qual é a pressão indicada para os pneus do veículo. Há carros em que a pressão recomendada varia conforme o eixe e o peso de carga transportada.



Quando os pneus estão abaixo da pressão ideal, a tendência é que o contato com o solo ocorra com mais frequência. Desse modo, o motor necessita de mais energia para manter o automóvel rodando, o que aumenta o consumo de combustível.

Verifique a calibragem dos pneus duas vezes por mês, enquanto estão frios, pois quando eles estão quentes, o ar interno se expande, fazendo com que você os calibre com a pressão errada.

2. Confira o alinhamento das rodas

As rodas desalinhas também aumentam o consumo de combustível, além de reduzir a vida útil dos pneus. Geralmente, é indicado conferir o alinhamento das rodas a cada 10 mil quilômetros rodados ou ao sentir que o automóvel está puxando mais para um lado do que para o outro.

Leia também:  Ford Ka e Ka+ 2016 - Novidades e o Que Mudou nos Carros

Não se esqueça de fazer o balanceamento dos pneus, o que evita trepidações e contribui para manter o carro estável e também interfere no consumo de combustível.

3. Troque os filtros e lubrificantes na data certa

Se o motor trabalhar com a lubrificação inadequada aumenta o atrito entre as peças internas, de maneira a elevar o consumo de combustível e a danificar tais componentes, o que pode resultar em consertos que saem caros.

Levando isso em consideração, procure averiguar o nível de óleo de motor uma vez por semana e troque o lubrificante no prazo, que deve ser aquele estipulado no manual por quilometragem.

4. Monitore o arrefecimento

O sistema de arrefecimento do motor é composto por uma válvula denominada termostática. Caso ocorra algum problema nessa peça, ela pode travar na posição aberta, o que libera totalmente a passagem do líquido de arrefecimento para o radiador.

Com isso, o motor começa a trabalhar em uma temperatura abaixo da recomendada. Assim, o sistema de injeção acredita que o motor está frio, enviando uma quantidade maior de combustível, realizando uma queima desnecessária.

5. Analise o estado de cabos e velas

As velas quando estão em mau estado também afetam negativamente o gasto de combustível, o mesmo acontece com os seus respectivos cabos. Afinal, esses itens são utilizados para realizar a queima do combustível. Portanto, analise se os objetos estão no estado ideal.

6. Verifique o catalisador do veículo

A função do catalisador do veículo é converter os gases tóxicos oriundos da queima de combustível em água, como nitrogênio e gás carbônico. No entanto, se estiver danificado, o catalisador aumenta o consumo e as emissões.

Os componentes internos do catalisador também podem se desprender, o que obstrui a saída dos gases, aumenta a temperatura e também eleva o consumo de combustível.

Leia também:  Tabela FIPE Chevrolet Corsa

7. Dirija com suavidade

Os hábitos no volante também podem aumentar ou diminuir o consumo de combustível. Por exemplo, frear bruscamente ou demorar para realizar a troca de marchas são coisas que passam despercebidas, mas que também elevam o consumo.

Descer ladeiras com o câmbio em ponto-morto é outro fator que gera gastos altos com combustível e também gera o desgaste dos freios.

Simone de Paula Leal

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *