Para-Brisa Trincado – Valor da Multa, Como Consertar



Confira como é considerado, dentro da lei, o para-brisa trincado, o valor da multa, e como é feito o conserto.

Nem toda fratura gerada pelo condutor sofrerá multas, há casos em que é possível rodar com o vidro trincado, mas só quando há solução para ser feito o reparo necessário. Vamos conferir a seguir algumas dicas e soluções para esses problemas:

· Segundo o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN determinou, através da Resolução de número 216, a visibilidade dos motoristas em para-brisas e as condições de segurança em veículos motorizados. Segundo o texto que consta neste site AutoPapo que estabelece as exigências para os para-brisas e os requisitos técnicos, são que as fraturas de configuração circular e as trincas são avaliadas como dano ao para-brisa e nem todas essas peças podem haver conserto.



Nem sempre o para-brisa trincado poderá ser reparado, o artigo de número 2 da Resolução de número 216 da CONTRAN estabeleceu que, estando na área onde o condutor tem a visão dificultada numa faixa periférica de 2,5 centímetros da largura das bordas do lado de fora do para-brisa onde não podem existir fraturas de configuração circular e trincas, essas também não poderão ter recuperação.

· Repare que nos micro-ônibus, ônibus e nos caminhões a área crítica da visão do condutor está localizada a esquerda do veículo num retângulo de 50 centímetros de altura e 40 centímetros de largura. Nos outros veículos a visão crítica do motorista do carro fica na metade da esquerda da região da varredura das palhetas no limpador de para-brisa, sobre o para-brisa trincado dentro da Lei é importante lembrar que são permitidos até dois danos no carro, com respeito aos seguintes limites:



– Trinca não superior a 10 centímetros de comprimento;

– Fratura de configuração circular abaixo de 4 centímetros de diâmetro.

· Multa por para-brisa trincado por descumprimento do condutor constando na resolução n°216 previsto no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro que diz – em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de ruído e poluentes, previsto no artigo 104;

· Infração-grave;

· Penalidade-Multa;

· Medida administrativa – retenção do veículo para regularização;

· O valor da multa para para-brisa trincado é no valor de R$130,16. Essa infração rende 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Causas:

O para-brisa pode ser trincado até por mais de um fator como choque com pedras ou outros objetos podem causar dano no vidro do veículo. Uma outra razão pode ser o choque térmico (onde o vidro superaquecido, por estar horas debaixo do sol, pode receber um fluxo de ar muito frio de repente – ar-condicionado direcionado não suportando a súbita variação térmica).

Consertos de para-brisa

De acordo com o Pedro Alves, que é Analista da Cesvi Brasil, o reparo do para-brisa trincado resulta muito do problema gerado, para cada tipo de problema é utilizado uma técnica diferente.

"No geral é aplicado uma resina específica sob pressão no centro do problema para que seja preenchida a área toda danificada tampando por inteiro as trincas e as ranhuras", explicou Pedro Alves.

Depois desse procedimento é feita a secagem da resina com a ajuda de uma lâmpada ultravioleta na direção do dano, onde ocorre um aceleramento do processo de secagem de maneira uniforme. Na etapa seguinte é feita uma raspagem de excesso da resina e a limpeza do vidro.

É super importante ressaltar que o dano não deve e não pode estar na visão do motorista e nem exceder a área que equivale a moeda de 1 real, já para danos tipo uma rachadura ou trinca não pode exceder o tamanho de 10 cm.

Atenção: lembre-se que caso receba multa você só terá seu documento de volta caso resolva o seu problema, mesmo se você conseguir dentro do tempo previsto para o reparo, ainda assim, a multa estará valendo. Então, mesmo que você faça o reparo no veículo não estará isento da multa, apenas vai evitar que você receba outras multas.

Por Larissa Avelino Mendonça da Silva

Para-brisa quebrado

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *