IPVA 2020 em São Paulo – Informações



Imposto deve ficar cerca de 3,5% mais barato neste ano de 2020.

Reside em São Paulo? 2020 começa com boas novidades para proprietários de automóvel e para quem quer comprar carro. A Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento anunciou um desconto de 3,54% no pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Este é um imposto obrigatório sobre o veículo e deve ser pago anualmente.

Quer saber mais sobre o que muda em 2020? Continue lendo e fique por dentro das novidades!



Entendendo o IPVA

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é o imposto associado à posse de um carro devidamente matriculado na matrícula pública de veículos a motor que deve ser pago anualmente, independentemente se você usa ou não seu o veículo.

O imposto do automóvel é pago em todos os veículos registados no país, conduzidos ou mantidos numa via pública. Escolher o carro certo pode fazer uma grande diferença nos seus custos tributários.



Além disso, a escolha de um carro com um imposto baixo pode significar que o carro retém seu valor melhor, pois mais pessoas desejarão comprá-lo.

Queda do Pagamento de imposto automóvel 2020 em São Paulo

Com relação ao pagamento de imposto sobre carros em 2020, a queda de 3,54% foi resultado da pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e afirma que isso é decorrente da queda de vendas no varejo em 2019, tendo em vista que é um parâmetro para o cálculo do imposto. Diante do sucedido, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo divulgou os valores venais dos veículos.

A data de validade do imposto do automóvel ficou definida no mês seguinte ao registo do automóvel, assim ficou mais fácil de pagar em datas já estabelecidas. Aqui estão os detalhes:

  • 1ª parcela – 30 dias após a data de emissão do documento fiscal

  • 2ª parcela – mesma data do mês subsequente ao do vencimento da 1ª parcela

  • 3ª parcela – mesma data do segundo mês subsequente ao do vencimento da 1ª parcela

Leia também:  Recall Volkswagen Jetta 2016 - Problema no Cabeçote do Motor

Informações sobre pagamentos

As taxas para o estado de São Paulo em 2020 foram estabelecidas. As modalidades de pagamento do IPVA incluem pagamento à vista, descontos e parcelamentos em até 3 vezes. É importante lembrar que pagamentos quitados à vista recebem desconto de 3%, porém, deve ser pago até janeiro, assim como também é o caso da modalidade de parcelamento e a primeira parcela já começa em janeiro.

Se não houver mudanças no plano do governo, o orçamento será adotado com essa compensação. Isso significa que, para a maioria dos carros comuns, as alterações nas taxas serão relativamente pequenas.

Com essa taxa diminuída sobre o IPVA, o governo do estado de São Paulo está propondo uma compensação por nem tudo isso ter um impacto direto no novo imposto automóvel.

Alguns sites disponibilizam uma calculadora de impostos para a maioria dos modelos de carros no mercado, onde foram inseridos os novos números WLTP da Autoridade de Informação Rodoviária de São Paulo, que mostra que o nível de tributação dos carros a gasolina e diesel mais vendidos no mercado será relativamente estável. Alguns carros podem obter um aumento de taxa maior, enquanto outros recebem uma taxa um pouco menor do que hoje.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar para ajudar e contribuir com o esclaricimento de duvidas!

Karla Marina de Menezes Costa

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *