Carros Usados com Menor Desvalorização em 2019



Confira aqui a lista com os carros usados que menos desvalorizaram em 2019.

Várias pessoas sonham com o dia que terão em mãos um patrimônio próprio. Seja ele um carro ou uma casa, esse é o objetivo financeiro de milhares de famílias brasileiras. O veículo, inclusive, é o motivo dos principais financiamentos pessoais da atualidade. A independência pede um carro para se locomover de casa ao trabalho. Mas, apesar disso, o carro é um dos patrimônios que vai se desvalorizando a cada ano que passa, e pode, por isso, se tornar um peso com o passar do tempo. Neste artigo mostraremos como acontece essa desvalorização e quais os veículos que menos sofreram com a desvalorização monetária neste ano.

Uma desvalorização ocorre, na maioria dos casos, por detalhes básicos de uso do veículo, como por exemplo, desgaste do motor, bateria, rodas. Quanto mais o tempo vai passando, mais é necessário realizar manutenção. E ainda mais, dependendo do modelo, mais cara tende a ficar essa manutenção, pois as peças de determinado ano ou modelo podem não ser mais fabricadas pela marca.



É fácil fazer o cálculo de desvalorização de um veículo através da tabela FIPE, liberada todos os anos para os mais variados veículos. O cálculo é realizado através da seguinte fórmula: o valor total do ano anterior, menos o valor calculado para o próximo ano, dividido pelo valor do ano anterior, e o resultado dessa pequena equação deverá ser multiplicado por 100. O valor resultante final é uma porcentagem do quanto foi desvalorizado no carro entre um ano e outro.

Em termos básicos, quanto mais velho o carro, menor será o seu valor de compra e venda. É preciso também ficar atento a quilometragem total do veículo, quanto mais o carro tiver rodado em seus anos de uso, maior a sua desvalorização. Na hora de revender, pequenos amassados ou riscos também podem afetar diretamente o valor da compra final.

Leia também:  Nova lei de proteção para quem comprar veículos seminovos


Carros menos desvalorizados de 2019

No topo da lista dos carros menos desvalorizados deste ano, encontramos os motores de menor potência, com 1.0 e também os flex.

O líder da lista é o Chevrolet Classic 2014, com seu motor 1.0, que teve uma desvalorização de cerca de mil reais – de R$ 17 mil entre janeiro e junho de 2018, para R$ 16 mil no primeiro semestre de 2019.

Entre outros veículos que menos sofreram desvalorização ainda neste ano, está um líder de vendas de carros novos, o Honda HR-V, que perdeu apenas 8,8% de seu valor entre um ano e outro.

Logo em seguida temos o Jeep Compass, que teve uma desvalorização por volta de 9% no seu valor total, entre os anos de 2018 e 2019 – com base em preços não tabelados e que existem diferentes versões de um mesmo modelo, com variações nos seus equipamentos de fábrica.

Além disso, um líder de venda nos carros compactos, o Chevrolet Onix, pode variar de preço entre um ano e outro por volta de 9,2%. Em 2018 o Onix teve mais de 200 mil unidades emplacadas no Brasil, líder absoluto de vendas de hatchs compactos.

Já em questões contrárias, o carros que mais desvalorizaram entre um ano e outro, o líder da lista é o Fiat Toro, ironicamente um dos líderes de venda atualmente na Fiat, que pode chegar até 18% na diferença na hora de compra e venda. O Ford Focus não fica muito atrás, com 17% de diferenciação no preço de 2018 e 2019.

Ainda assim, comprar um carro usado pode ser uma ótima opção para aquisição do primeiro veículo da família. Afinal, segundo dados da Fenabrave – Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores –, em junho deste ano aconteceram cerca de 600 mil negociações com carros usados, e veículos novos alcançaram, no mesmo período de tempo, 180 mil unidades vendidas.

Leia também:  Fiat X6H - Lançamento no Brasil

Stephanie Caroline Meyer de Quadros

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *