Comprar Carro Usado – Dicas e Cuidados





Confira aqui algumas dicas para evitar aborrecimentos ao comprar carros usados.

Comprar um carro usado já é uma característica muito comum entre os brasileiros. Alguns fatores levam a essa escolha, e uma delas é o valor que se pode economizar com essa compra. Diariamente vamos ver ofertas de vendas de carros usados, elas podem estar nos classificados, grupos de desapegos e até mesmo em algumas lojas. Na maioria das vezes essas ofertas são bem tentadoras, e é por isso que se deve ter atenção redobrada na hora da compra. E quando realizar a compra do carro usado, o ideal é seguir algumas, veja as seis dicas para quem comprou um carro usado.

1-Verifique o óleo do motor

Uma das partes de um carro usado que deve ser observada com muita atenção e com rapidez é a situação do óleo no motor. Saber que tipo de óleo foi usado no motor é a primeira medida a ser tomada. O ideal é perguntar ao antigo dono e se for comprado na loja, pergunte ao vendedor. Mas para ter certeza, leve o carro para uma inspeção e dessa forma ficará sabendo da realidade. Caso seja necessário, faça uma manutenção minuciosa nessa parte do carro e evite problemas futuros.




2-Verifique se o carro possui a chave reserva

Todo carro precisa ter a chave reserva, pois a maioria dos carros possuem a modernidade que só permite funcionar o motor com a chave reserva original da marca. Acontece que na hora da empolgação da compra do carro usado, muitas pessoas se esquecem completamente desse detalhe. E caso se precise dessa chave em uma emergência, a dor de cabeça será grande. Não deixe de exigir esse item, que é de direito do novo dono.

3- Procure saber se o carro passou ou precisa de recall

Essa é uma informação bem importante sobre qualquer carro. Acontece que muitas marcas convocam que os donos levem os carros para alguns reparos. Eles podem ser bem simples ou até mesmo gratuitos, e de extrema importância. Para saber dessa informação, o ideal é ligar para o telefone 0800 da fábrica e eles passam se o carro já passou por algum recall ou se precisa mudar alguma peça do carro.


4- Faça a transferência do documento do carro

Quando se compra um carro usado, a primeira coisa a se fazer é fazer a transferência do documento do antigo dono para o nome do comprador. E existe o tempo determinado junto ao órgão do Detran para não cometer infração. Depois desse prazo o Detran caracteriza como infração sujeita a multa, perda de ponto e outras alterações. Por isso, não se deve ignorar esse procedimento logo que se compra um carro usado.

5- Troque tudo que for necessário

A maioria dos carros usados possuem peças desgastadas. E mesmo sendo um bom negócio, sempre existem coisas a ser reparadas. Afinal, o carro não é novo e nem zerado, e não se pode esperar perfeição de peças e funcionamento do mesmo. O ideal é levar o carro para uma manutenção para a parte interna como troca de filtros, óleo, limpeza do motor e também verificação de peças que estão com defeitos. Manter o carro funcionando perfeitamente, é um método de segurança importante.

6- Verifique como estão os pneus do carro

Muitas pessoas não dão atenção a esse detalhe do carro que é extremamente importante, que são os pneus. Muitos motoristas sabem que os pneus tem seu tempo certo de vida, e quando ele se esgota é preciso trocá-lo. E mesmo alguns dando um jeitinho brasileiro, comprando pneus usados, é importante ressaltar que esse tipo de escolha pode facilitar algum acidente na pista. O melhor é abrir a carteira e comprar pneus novos e de qualidade.

Essas são as principais dicas para quem comprou um carro usado, e quer manter o mesmo por muito tempo e sem problemas.

Escrito por Cristiane Amaral

Compartilhe esta notícia