Recall do Volkswagen Saveiro – Problema no Freio Traseiro





Convocação atinge 180 mil unidades do veículo.

Foi anunciado nessa segunda-feira (21/01) pela Volkswagen, o recall da Saveiro ano/modelo 2014 a 2018. Devido a um possível defeito no conjunto de freio traseiro.

O chamado contabiliza 185.797 unidades que foram fabricadas entre os dias 17 de junho de 2013 e 16 de agosto de 2017.




Os usuários poderão levar seus veículos a partir do dia 28 de janeiro até as concessionárias da empresa para realizar o reparo gratuito.

Os chassis que deverão ser reparados são EP035775 a JP100759.


Entenda o que é um recall de carro

É muito comum que modelos recém lançados sejam convocados pelas concessionárias para realizar reparos e manutenções. Esses reparos podem ser desde o câmbio, freios (como no caso do Saveiro) ou em qualquer outra peça. É muito importante que o recall seja realizado para evitar possíveis danos e acidentes. Não existe uma validade estipulada para a realização do conserto, além de ser gratuito ao cliente, já que é um problema de fábrica.

Assim que detectado o problema, é obrigação da montadora convocar todas as unidades para o recall garantindo assim a segurança do cliente. A empresa deverá comunicar e agendar todos os consertos. Além de publicado no site da empresa, o anúncio deverá ser publicado nos meios de comunicação de massa, através dos órgãos do Procon e do Ministério da Justiça.

Na maioria das vezes a empresa fica ciente do problema, através de diversas reclamações realizadas no Procon, o órgão notifica a empresa e a partir daí ela é responsável por todos os procedimentos.

Saiba qual o possível defeito das Saveiros ano/modelo 2014 a 2018

A montadora alega uma falha de montagem nos elementos de fixação do conjunto de pinças dos freios traseiros da Saveiro, correndo o risco de se soltarem.

Esse defeito pode ocasionar danos à roda e ruídos no freio. Em casos mais graves é possível que ocorra o travamento da roda, podendo ocasionar acidentes graves colocando em risco a vida dos passageiros, ocasionando danos materiais e físicos até mesmo para terceiros.

Saiba qual o Tempo de reparo para as Saveiro ano/modelo 2014 a 2018

Para que seja realizada a substituição dos elementos responsáveis pela fixação do conjunto de pinças e dos freios traseiros, de acordo com a Volkswagen, é necessário um tempo de reparo de cerca de 40 minutos.

Caso você necessite de mais informações poderá acessa-las no site www.vw.com.br ou então pelo telefone 0800 019 8866

Saiba o que pode acontecer se você não levar seu veículo para realizar o recall

Como já dito anteriormente, é muito importante que o usuário leve seu veículo para realizar o recall para sua própria segurança e para a preservação do seu bem. Toda via, não existe um prazo que determine quando o veículo deverá ser levado a concessionária, ou seja, você poderá escolher quando levar o seu carro para realizar o reparo.

Caso o usuário opte por não levar o carro para realizar o reparo, a empresa não poderá aplicar nenhuma punição, isso porque a falha foi da fábrica e não do cliente que adquiriu o veículo. A solicitação de um recall é uma falha muito grande da empresa, já que em hipótese alguma a marca poderia colocar um veículo para rodar que ofereça risco de segurança ao usuário.

Raramente um cliente pode detectar um defeito e ficar em dúvida se o recall deve ser realizado ou não. Para que essa dúvida seja sanada, é importante que o cliente entre em contato com a concessionária ou montadora e leve o seu veículo até uma oficina credenciada para que seja emitido um laudo oficial.

Por mais que a empresa não possa punir o cliente caso ele não realize o recall, se caso algum acidente ocorrer e for comprovado que a montadora realizou a publicidade maciça, ambos (montadora e cliente) poderão ser responsabilizados.

Anderson Jacinto Luiz

Compartilhe esta notícia