Calendário de Pagamento do IPVA MG 2019





Bons pagadores terão 3% de desconto no imposto.

Quem pagar à vista terá 3% de desconto

Chega dezembro, época de festas de fim de ano, Natal, Ano Novo, praia e muita diversão. Mas não devemos esquecer do que vem depois, em janeiro: muitas contas para pagar. E uma dessas contas que o brasileiro tem a mais chama-se IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Os estados com as maiores alíquotas do imposto são Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com 4% do valor venal médio do veículo, sendo pago ao Estado todos os anos compulsoriamente.

Mas esse ano temos uma “boa notícia” para os pagadores de impostos donos de veículos do estado de Minas Gerais: haverá um desconto para bons pagadores! No dia 4 de dezembro foi divulgada a informação da escala de pagamento do IPVA 2019 pela Secretaria da Fazenda de Minas Gerais.




Em 2019 teremos o início do vencimento do IPVA no dia 14 de janeiro. Nesse dia começa os vencimentos para os veículos que têm placas com finais 1 e 2. A boa notícia de 2019 é que o Estado dará desconto de 3% para as pessoas que pagarem à vista, de uma só vez. E ainda haverá mais 3% aplicados para veículos que pagaram seus débitos normalmente e sem atraso nos anos de 2017 e 2018.

Os pagadores de impostos podem pagar o IPVA em parcela única (ganhando o desconto) ou em até três parcelas, pagas nos três primeiros meses do ano. Mas fique atento, o valor mínimo para que você consiga parcelar é de R$ 150. Se você quiser fazer o pagamento antecipado já pode fazê-lo nos terminais autorizados usando o Renavam do seu carro. Para emitir e baixar a guia de arrecadação clique aqui.


De acordo com informações da Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais, 2 milhões e 800 mil veículos (o que corresponde a quase 30% de toda a frota de veículos), receberão o “benefício”, que ganhou o nome de “Bom Pagador”.

Além do próprio IPVA, o pagador de impostos deve ficar se atentar para uma outra taxa, a chamada TRLAV (Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo), que é o famoso licenciamento anual. No estado de Minas Gerais a taxa é de R$ 102,41 que pode ser paga até 01/04/2019.

De acordo com informações do Estado, teria havido uma redução de pouco mais de 3% do IPVA comparando-se ao ano passado. O Estado deve conseguir o montante de 5 bilhões e 440 milhões de reais, retirados de donos de 9 milhões e 700 mil de veículos em todo o estado que foram emplacados até 19/10.

Placas e Datas de Pagamento

A distribuição dos pagamentos é organizada de acordo com o final das placas dos veículos. A distribuição ficará da seguinte forma:

  • Placas final 1 e 2 – Podem fazer o pagamento em cota única até o dia 14 de janeiro ou pagar a primeira parcela também até essa data. A segunda parcela fica com o vencimento em 14 de fevereiro e a terceira parcela vence em 14 de março.
  • Placas final 3 e 4 – Para essas placas teremos vencimento da cota única no dia 15 de janeiro, podendo ser paga a primeira parcela com esse mesmo vencimento. A segunda parcela vence em 15 de fevereiro e a terceira em 15 de março.
  • Placas final 5 e 6 – Para esses veículos o vencimento da parcela única será em 16 de janeiro, sendo o vencimento também nesse dia da primeira parcela. A segunda parcela fica para 18 de fevereiro e a terceira vence em 18 de março.
  • Placas final 7 e 8 – Para essas placas, o vencimento da parcela única (ou primeira parcela) será em 17 de janeiro, ficando a segunda parcela para 19 de fevereiro e a terceira vencendo em 19 de março
  • Placas final 9 e 0 – Para os donos de veículos cujas placas terminam com 9 e 0, o vencimento da parcela única (ou primeira parcela) fica para o dia 18 de janeiro, a segunda vence em 20 de fevereiro e a terceira não pode ser paga depois de 20 de março.

Por Bruno Rafael da Silva

Compartilhe esta notícia