Comprar Carros Usados pela Internet – Dicas e Cuidados




Veja aqui as principais dicas e cuidados que você deve tomar com carros à venda na Internet.

Hoje em dia, é possível realizar todas as etapas de compra e venda de veículos sem sair de casa. Alguns sites ainda oferecem serviços de vistoria, prevenção de fraudes e opções de pagamento online. Tudo isso para encurtar a distância entre compradores e vendedores, visando a diminuição do desgaste que esse tipo de trâmite pode ocasionar. No entanto, mesmo com tantos serviços ao alcance do consumidor, comprar um automóvel pode ser uma tarefa arriscada.

Comprar um carro usado requer muita atenção. A internet está repleta de anúncios de venda muito atraentes, mas alguns veículos podem significar dor de cabeça. Além disso, existem uma infinidade de golpes que podem ser aplicados caso o comprador esteja desapercebido. Informações duvidosas, veículos clonados, anúncios falsos, enfim, todo cuidado é pouco e não dá para confiar na boa fé de todo mundo.


O alerta não é só em relação a situação do veículo. Vale ressaltar que qualquer negociação precisa ser feita em locais públicos e o comprador deve evitar andar com dinheiro em espécie. Além disso, quem deseja adquirir um carro não pode se deixar levar pela ansiedade. O ideal é analisar com cuidado e buscar por usados em sites e agências confiáveis.

Para quem optar por comprar através de concessionárias online, o melhor a fazer é pesquisar a reputação da empresa em sites de reclamações antes de realizar a compra. A internet oferece uma infinidade de ferramentas de proteção ao consumir e a maioria dos sites de classificados já oferecem esses serviços.

Desconfie de preços abaixo do valor de mercado

Há algo que você precisa saber sobre a venda de carros usados: O vendedor sempre vai valorizar o carro. Portanto, desconfie de preços baixos demais, verifique a existência de débitos e multas e confira o veículo minuciosamente. A tabela Fipe comporta valores de referência disponíveis para consulta. Geralmente, os sites de classificados fazem a pesquisa de preço com base nessa tabela.


Peça ajuda ao mecânico de sua confiança

Você não precisa ser Expert na hora de comprar um carro, mas é sempre bom pedir ajuda a quem entende do assunto. Peça a um mecânico de sua confiança que avalie o automóvel antes de concluir a venda. Procure saber se há necessidade de efetuar reparos e quanto você terá de desembolsar. dessa forma, você saberá se é vantagem comprar o veículo ou se terá prejuízos com a reposição de peças ou acessórios.

Confira a documentação

A documentação é a parte mais importante da transação. Para saber se está tudo certo, o comprador pode fazer a pesquisa no site do Detran. Esse processo leva pouco tempo, mas é essencial. Para consultar é necessário pedir que o vendedor informe a numeração da placa e do Renavam.

Confronte informações

Prevenir é melhor do que remediar. Antes de contatar o anunciante, é sempre bom ler a descrição do produto anunciado. A quilometragem, equipamentos e as fotos do anúncio devem ser comparados com o que está sendo apresentado pessoalmente. Prefira anúncios que tragam informações claras e detalhadas acerca do que está sendo oferecido e confronte as informações.

Faça a vistoria cautelar

A vistoria cautelar é um serviço oferecido por empresas credenciadas pelos Detrans. Ela serve para verificar se as peças do veículo são originais e se a numeração do chassi e do motor estão em conformidade aos demais itens. Além disso, a vistoria cautelar serve para verificar o histórico de sinistro, a situação estrutural do automóvel e fazer o levantamento da documentação. Em resumo, a vistoria cautelar verifica e reúne em um só laudo todos os dados acerca do veículo. O custo do serviço poderá ser dividido entre as duas partes envolvidas.

Kátia Elaini Pereira da Silva

Compartilhe esta notícia