Tabela FIPE Ford Escort



Confira aqui os preços do Ford Escort na Tabela FIPE.

Em 1983 a Ford do Brasil começou a produzir um novo carro: o Ford Escort. Em seus primeiros modelos o carro apresentava um formato mais “reto”, com linhas mais bem definidas. O nosso Escort foi inspirado na III geração do MK3, o Escort europeu. Por aqui ele apareceu no mercado com a função de ser o substituto do Corcel, tecnicamente do Ford Corcel II (a 2° geração do modelo).



A primeira geração do Escort foi concebida com uma “cara” esportiva e moderna para a época. A fabricante trouxe uma novidade nesse período ao lançar simultaneamente opções que tinham cinco ou três portas. O carro chamava a atenção logo à primeira vista. Claro que as cores vibrantes como o vermelho e o azul cobalto ajudavam nesse sentido.

Os primeiros modelos que foram disponibilizados no mercado eram as versões L, GL, Ghia e a XR3. Dentre todas as versões, era esta última que mais concentrava o ar de esportividade. A motorização era a seguinte: Nos modelos L e GL tínhamos o CHT 1.35L e o CHT 1.6L (gasolina e álcool). Já nas versões Ghia e XR3 iríamos encontrar apenas o 1.6L.



A versão XR3 pareceu agradar mais aos consumidores graças ao seu apelo. O modelo, além do visual moderno, tinha rodas aro 14 e defletores aerodinâmicos. A potência do motor era de 73,4 cavalos.

A primeira reestilização do Escort só veio em 1987 e seguia o exemplo de sua matriz europeia. Houve um acréscimo de três cavalos de potência e vidros elétricos.

Já a segunda geração do modelo fez sua estreia em 1992, mas como linha de 1993. As opções eram a L, GL, Ghia, XR3 e, por fim, a XR3 conversível. A nomenclatura “AE” dos motores CHT também passou a ser usada nessa época.

Leia também:  Tabela FIPE Ford Courier

Pouco tempo depois, em 1994, o Escort XR3 ganharia um motor multiponto e no ano seguinte o carro receberia ainda novas rodas e ajuste para altura do volante.

No final de 1996 a linha de 1997 foi anunciada. A terceira geração foi chamada de Escort Zetec. Isso em uma clara alusão ao motor Zetec 1.8 16v com 115 cv e fabricação inglesa.

O Escort saiu definitivamente de linha em 2003. Foram mais de 20 anos no país. Mas era preciso dar lugar para a renovação que, neste caso, vinha com o nome de Ford Focus.

Por Denisson Soares

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *