Tabela FIPE Ford EcoSport



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História do Ford EcoSport

O Ford Ecosport foi lançado no mercado no ano de 2003, fazendo parte de um segmento que até então era de exclusividade dos jipes caros e importados. O resultado agradou muito o público alvo, que teve a oportunidade de possuir um carro com aparência aventureira jovem, com grande agilidade para o trânsito na estrada e sendo bem útil também em diversas trilhas leves. Além disso, contando com um preço acessível e um bom conforto interno.



Construído sobre a mesma plataforma do Fiesta, o Ecosport foi desenhado nos Estados Unidos, mas boa parte da sua mecânica foi feita no Brasil, uma herança do Ford Fiesta, a suspensão se manteve a mesma do Ford Fiesta, já o chassi foi reforçado, sendo reajustada por inteiro, ganhando novas molas para ter mais rigidez, além de uma nova barra estabilizadora, pelo fato da carroceria ser mais pesada e mais alta, o que permite ter uma boa agilidade tanto Off Road, como na estrada, porém, sem exageros.

Motores e versões

Ao ser lançado o Ecosport era disponibilizado em somente três versões, a de entrada possuía um motor 1.0 supercharged, com 8 válvulas que gerava uma potência de 95 cv, porém, o mesmo não tinha um desempenho a altura do veículo e foi descontinuado em 2006. A versão 1.6 era a melhor para um motor forte e econômico e a versão topo de linha contava com o Duratec 2.0 de 16 válvulas gerando 143 cv, com um desempenho acima da média. Veja abaixo as versões do modelo:



  • Ford Ecosport 1.0 – 8v Supercharged
  • Ford Ecosport 1.6 XL – de 2003 a 2005
  • Ford Ecosport 1.6 XLS Flex – de 2006 em diante
  • Ford Ecosport 2.0 XLT / XLS – 16v – de 2003 até 2005
  • Ford Ecosport 2.0 XLS / XLT – 16v Flex – de 2006 em diante
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Em 2004 começaram a ser comercializadas as versões com tração 4×4, diferente das outras versões pela sua cor amarela. Já em 2006, o modelo ganhou transmissão automática com quatro velocidades, oferecida somente na versão XLT com motor 2.0 e com tração 4×2. Em 2007 o veículo foi redesenhado pela primeira vez, onde ganhou motor flex, sem contar nos faróis e para choques novos. No ano de 2009 recebeu um propulsor flex 2.0 com 141 cv com gasolina e 147 cv com álcool. Pra finalizar o EcoSport recebeu, em 2010, a terceira reestilização, com pequenas mudanças, como uma nova grade, o capô que recebe o nome do modelo, os faróis máscara negra e as rodas na cor preta e prata.

No ano de 2011 o carro já contava com 500 mil unidades comercializadas no México e na Argentina . Em 2012 já possuía um sucesso consolidado e se tornou a estrela da marca.

FILIPE R SILVA

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