Lançamento do Volkswagen Tiguan 2017




Nova versão do SUV foi apresentado é apresentada no Salão de Frankfurt 2016. Modelo traz linhas mais retas e três versões.

De concepção alemã, o Tiguan apareceu pela primeira vez como carro conceito em uma das mais importantes exposições automobilísticas, realizada na Califórnia, o LA Auto Show, em novembro de 2006. No ano seguinte, começou a ser produzido em Wolfsburg. Ele foi apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2008.

O Tiguan está na classe dos utilitários esportivos (SUVs) da Volkswagen. De porte médio, é considerado um dos melhores veículos off road do mundo. Ele pode ser encontrado por toda a Europa, Rússia, Estados Unidos, China, Austrália e Brasil.


A versão 2017 do Tiguan acaba de ser apresentada no Salão do Automóvel de Frankfurt, em três versões de acabamento, pois a Volkswagen espera manter as boas vendas. O modelo não passou por grandes modificações, suas linhas estão mais retas e terá as versões Trendline, Comfortline e Highline. Um modelo mais simples, portanto mais em conta, é aguardado para a Europa.

Seu novo sistema de multimídia é compatível com o Apple Cardplay e também com o Android Auto. Seu cockpit será digital, com os dados disponíveis no quadro de instrumentos do volante. O modelo possui sistema de frenagem autônoma de emergência e está disponível em cinco cores: Vermelho Ruby, Azul Atlântico, Prata Tungstênio, Preto Perolizado e Pure White. O Brasil vai receber a versão entre-eixos para até sete lugares, a ser importada do México no próximo ano.

O Tiguan é feito sobre a plataforma MQB – baseada no Cross Coupé GTE, de onde também saem o Golf e o Audi A3. O modelo 2017 é seis centímetros mais comprido e três centímetros mais largo. Também está mais leve, com menos 29 quilos. Seu câmbio é DSG para seis ou sete marchas.


Seus principais concorrentes para o próximo ano são: Jeep Cherokee, Hyundai Vera Cruz, Ford Edge e Kia Mohave. E o páreo vai ser duro, já que todas buscam manter o interesse dos consumidores nesses tempos de crise econômica.

Uma curiosidade sobre o Tiguan é que seu nome surgiu de uma junção das palavras em Alemão Tiger (tigre) e Leguan (iguana), através de um concurso feito na revista alemã Autobild.

Por Danielle Vieira

Compartilhe esta notícia