Tabela FIPE Fiat Tipo



Veja os valores do Fiat Tipo na Tabela FIPE.

Não é de hoje que os carros importados despertam desejo nas pessoas. Há 20 anos o Fiat Tipo foi um desses automóveis importados que chamou a atenção dos brasileiros. O modelo foi o primeiro importado a chegar após a reabertura do Brasil às importações, em 1993. Vindo da Itália, o Tipo se tornou um fenômeno, com um ótimo desempenho de vendas, pois possuía um preço bem acessível para um importado e um design que agradava. Características que fizeram do modelo o importado mais vendido do país durante vários anos. Tanto que em 1995 a Fiat começou a produzi-lo aqui no Brasil.

O Fiat Tipo de 1993, que começou com o modelo de três portas, posteriormente passando para cinco, era visto como um carro moderno que trazia um bom equipamento de série, com destaque para a direção assistida. Com um motor 1.6 i. e., mais acessórios que ganhavam destaque, como travas eletrônicas nas portas, direção hidráulica, controle elétrico dos vidros dianteiros e ajustes para altura do volante e para o banco do motorista. Além de teto solar e ar- condicionado como itens opcionais. Os bancos diferentemente dos outros automóveis, tinham uma cor clara.



Apesar de ter um propulsor resistente e eficiente, o sistema de injeção monoponto e seus 82 cv de potência o deixavam com um desempenho mais fraco quando carregado.

A novidade ficava por conta de uma 2ª chave, chamada “ chave de manobrista”, que dava acesso ao veículo somente pelas portas. Além disso, as alavancas que acionavam os faróis, limpadores e luzes da direção, recebiam uma iluminação noturna que facilitava a visualização. Por sua vez, os limpadores eram os mais eficientes da época.

Leia também:  Tabela FIPE Fiat Elba


Com o passar do tempo, o modelo sofreu algumas modificações, como o Tipo SLX 2.0, que trazia injeção multiponto, estofamento em veludo cinza claro e cinco portas.

Porém, o Tipo teve sua credibilidade afetada por um grave problema em seu modelo 1.6 i.e. de 1993 e 1995, que devido a problemas na direção assistida, em que uma mangueira de alta pressão com fluido hidráulico se rompia sobre o motor quente, causava incêndio na dianteira, levando a perda total do veículo. Para solucionar o problema foram feitos recalls, mas somaram-se 127 casos de combustão espontânea.

O Fiat Tipo foi produzido no Brasil de 1995 a 1997, sendo o 1º carro nacional com airbag.

Sirlene Montes

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *