Tabela FIPE Fiat Tempra



Confira os valores do Fiat Tempra na Tabela FIPE.

Em 1990, a Fiat lançou na Itália a versão sedã do Stilo. O Tempra trazia inovações ousadas, como capô que saltava sobre o para-brisa e portas que avançavam sobre a carroceria. Dois anos mais tarde, o modelo chegava ao Brasil, trazendo consigo uma revolução nos sedãs médios e deixando seus concorrentes atrasados.

No ano de 1992, o Fiat Tempra chegou ao Brasil, com um modelo de quatro portas, motor 2.0 de 8V e um visual arrojado. O novo carro trazia uma série de inovações, como ajuste de altura nos bancos e no volante, além de travamento central. Apesar de sua traseira ser curta, o fato de ela ser alta também fazia com que o porta-malas fosse bastante volumoso. O Tempra tinha velocidade máxima de 166 km/h e aceleração de 0 km/h a 100 km/h em aproximadamente 13 segundos. As soluções de trem de força e de suspensão vinham da Alfa Romeo.



No ano seguinte, viria uma das maiores melhorias no carro. O lançamento de um modelo 16V com injeção eletrônica num motor 2.0, que fazia do Tempra o primeiro carro da época a ter tal configuração. O tempo de aceleração 0-100 do veículo caiu para 10,5 segundos, enquanto a velocidade subiu para 202 km/h. O modelo trazia ainda ajuste elétrico no carro do motorista, bancos revestidos em couro e freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS. Para se ter uma ideia do quanto o carro era evoluído, o Tempra foi o Safety Car no GP Brasil de Fórmula 1 daquele ano, sendo o responsável por guiar Ayrton Senna em sua comemoração após sua vitória naquela corrida em Interlagos.

Entre 1993 e 1995, foi fabricada uma versão exclusivamente brasileira, com motor Turbo em 8V e duas portas. Em 1995, o veículo passaria por sua primeira reestilização. Suas lanternas, faróis e para-choques foram remodelados, além de uma completa repaginação no interior do bólido. Também neste ano, foi lançada a versão perua do carro, o Tempra SW, que dentre suas novidades destaca-se a presença de airbags.

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Antes de ser retirado de linha, o Tempra ainda ganharia uma nova versão em 1998, com novas grades e maçanetas, borrachas de proteção no para-choque e mudanças em seu interior, como por exemplo, rádio itegrado ao painel. Em novembro daquele ano, o Fiat Tempra chegaria ao seu fim, saindo de produção após mais de 200 mil unidades vendidas.

Renato Senna Maia

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