Tabela FIPE Volkswagen Santana





Preços da Tabela Fipe para VW Santana

Legenda:
G = Gasolina ou Flex
E = Etanol
D = Diesel

2006

  • 1.8 Mi (G): R$ 16.368,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 16.975,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 19.094,00
  • COMFORTLINE 1.8 Mi 8V 4p (E): R$ 19.484,00
  • COMFORTLINE 1.8 Mi 8V 4p (G): R$ 20.404,00

2005

  • 1.8 Mi (G): R$ 15.165,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 15.785,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 15.824,00

2004

  • 1.8 Mi (G): R$ 14.652,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 14.071,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 15.301,00

2003

  • 1.8 Mi (G): R$ 14.135,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 12.777,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 14.754,00

2002

  • 1.8 Mi (G): R$ 13.710,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 12.251,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 14.291,00

2001

  • 1.8 Mi (G): R$ 13.192,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 11.829,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 13.571,00

2000

  • 1.8 Mi (G): R$ 12.799,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 11.352,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 12.869,00

1999

  • 1.8 Mi (G): R$ 11.178,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 10.655,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 11.281,00
  • Evidenc 2.0 MI (G): R$ 12.883,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (G): R$ 14.379,00

1998

  • 1.8 Mi (G): R$ 9.721,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 9.084,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 10.352,00
  • Evidenc 2.0 MI (G): R$ 11.052,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (G): R$ 11.493,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (E): R$ 12.158,00

1997

  • 1.8 Mi (G): R$ 9.327,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 8.200,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 9.693,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (E): R$ 9.731,00
  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 8.867,00
  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (E): R$ 8.576,00
  • Evidenc 2.0 MI (G): R$ 10.710,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (G): R$ 11.069,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (E): R$ 11.261,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 10.513,00

1996

  • 1.8 Mi (G): R$ 8.201,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 7.678,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 9.216,00
  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 8.469,00
  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (E): R$ 7.641,00
  • Evidenc 2.0 MI (G): R$ 10.178,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (G): R$ 10.475,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (E): R$ 10.224,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 9.193,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (E): R$ 8.534,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 10.151,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (E): R$ 9.514,00

1995

  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 7.537,00
  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 7.444,00
  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (E): R$ 6.512,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 8.501,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (E): R$ 7.475,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 9.160,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (E): R$ 8.802,00

1994

  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 6.884,00
  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 6.739,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 7.831,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 8.854,00

1993

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 6.232,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 7.439,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 8.561,00

1992

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 6.012,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 6.937,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 7.856,00

1991

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 5.745,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (G): R$ 9.463,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 6.418,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 7.400,00

1990

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 5.491,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (G): R$ 9.009,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 5.842,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 7.129,00

1989

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 5.289,00
  • Evidenc 2.0 MI (G): R$ 4.867,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 5.612,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 6.529,00

1988

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 4.883,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 5.191,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 6.320,00

1987

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 3.940,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 4.760,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 4.763,00

1986

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 3.644,00
  • CS/CD/CG (G): R$ 4.633,00

1985

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 2.814,00
  • CS/CD/CG (G): R$ 3.564,00

Confira aqui o preço do Volkswagen Santana na Tabela FIPE.

O Volkswagen Santana é um daqueles carros que por um motivo ou outro acabamos nos recordando dele. Afinal, são mais de 30 anos de história, quase uma década fora de linha e algumas “edições” que reaparecem e trazem a memória o modelo.

Um dos modelos com maior longevidade da história da marca “nasce” no início da década de 1980. Na época, o mais próximo que a marca tinha conseguido chegar de um modelo de carro médio foi o Passat que já estava no mercado desde 1974. Mesmo assim, a Volks meio que saindo da zona de conforto queria deixar claro que tinha capacidade de fazer algo que fosse melhor do que o Passat e ainda assim fosse um bom carro popular. A solução curiosamente veio deste modelo, mais necessariamente, em sua segunda geração.




Nessa época uma coisa fica clara para a Volks: O Passat não ia aguentar a briga com os concorrentes. O Monza seguia forte ganhando aqueles consumidores que até poderiam adquirir o modelo.

A 2° geração do Passat era vendida na Europa desde 1979. Porém, para os brasileiros era nova. Contando com três versões, o visual apresentado era uma boa evolução comparando com a primeira geração. Essa 2° geração foi a escolhida pela Volks para iniciar por aqui o segmento inédito: Os carros médios. A marca queria brigar com o Ford Del Rey e claro, com o Monza. O nome Santana já era usado na Europa desde o lançamento do carro e foi reaproveitado por aqui.


O Santana foi apresentado no Brasil com carrocerias de duas e de quatro portas. Inicialmente foi oferecido em três opções: CS, CG e CD. Essa última trazia o diferencial de poder integrar câmbio automático, direção hidráulica e ar condicionado.

Em 1985 a marca introduziu no mercado a perua Santana Quantum seguindo as mesmas três versões e com os mesmos itens de tecnologia, segurança e conforto. O alvo das críticas aqui foi o motor que não apresentava o desempenho esperado.

Passados dois anos, o motor recebeu alterações, contando agora com 2 cv a mais.

Em 1987 o Santana passa por sua primeira reestilização. As novas nomenclaturas VW, C, CL, GL e GLS passaram a ser adotadas.

Em 1990 o mercado nacional foi reaberto aos veículos importados. Com isso a Volks se viu na obrigação de oferecer algo novo para que o Santana continuasse no mercado. O problema era que um novo modelo sairia caro demais e a ideia foi riscada. A decisão tomada foi providenciar uma reestilização profunda no Santana. A mudança foi tanto que o Santana lançado em 1991 até foi considerado como uma nova geração.

Com o amadurecimento, o Santana passou por bons momentos oferecendo CD-Player, volante ajustável, terceira luz de freio, check control e teto solar elétrico. Em 1996 o carro ganhou uma nova grade seguindo o exemplo do Passat Alemão.

Mesmo com 12 anos no mercado, 1996 foi o segundo melhor ano para as vendas do Santana. Fator devido em especial a quantidade de equipamentos e os preços baixos. Porém, partir daí o modelo só iria amargar as decepções da queda.

Erros na hora de escolher as alterações, modificações que destoavam e um “enxugamento” do carro o fizeram continuar em queda. Entre 1999 e 2000 para se ter ideia, apenas duas versões existiam: A 1.8 e a 2.0. Em 2005 praticamente já era difícil ver por aí algum Santana 2.0.

O Santana Quantum, que vinha acompanhando o sedã já tinha dito adeus quatro anos atrás. O reinado de 22 anos do Santana estava no fim.

A questão é que o “fim” mesmo veio para o Brasil. Sem falar de algumas versões interessantes do carro que saíram lá fora (até no Japão) a China ainda vende o modelo. Em 2012 o New Santana apareceu. Este estava previsto para o Brasil, mas a marca mudou de ideia.

Agora em 2016, a Volks disse que o Santana volta ao mercado em sua versão para 2017. O modelo sofrerá alterações significativas em comparação com a versão que é vendida na China desde 2013. É esperar para ver até onde a história vai…

Por Denisson Soares

Compartilhe esta notícia