Tabela FIPE Volkswagen Santana





Preços da Tabela Fipe para VW Santana

Legenda:
G = Gasolina ou Flex
E = Etanol
D = Diesel

2006

  • 1.8 Mi (G): R$ 17.608,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 17.055,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 18.546,00
  • COMFORTLINE 1.8 Mi 8V 4p (G): R$ 22.010,00
  • COMFORTLINE 1.8 Mi 8V 4p (E): R$ 19.596,00

2005

  • 1.8 Mi (G): R$ 15.352,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 15.849,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 15.984,00

2004

  • 1.8 Mi (G): R$ 14.854,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 14.405,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 15.300,00

2003

  • 1.8 Mi (G): R$ 14.326,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 13.075,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 14.642,00

2002

  • 1.8 Mi (G): R$ 13.854,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 12.687,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 14.155,00

2001

  • 1.8 Mi (G): R$ 13.374,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 12.248,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 13.599,00

2000

  • 1.8 Mi (G): R$ 12.707,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 11.712,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 13.052,00

1999

  • 1.8 Mi (G): R$ 11.410,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 10.773,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 11.439,00
  • Evidenc 2.0 MI (G): R$ 12.008,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (G): R$ 14.308,00

1998

  • 1.8 Mi (G): R$ 9.770,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 9.184,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 10.502,00
  • Evidenc 2.0 MI (G): R$ 11.311,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (G): R$ 12.198,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (E): R$ 11.964,00

1997

  • 1.8 Mi (G): R$ 9.410,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 8.288,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 10.021,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (E): R$ 9.858,00
  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 9.170,00
  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (E): R$ 8.672,00
  • Evidenc 2.0 MI (G): R$ 10.975,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (G): R$ 11.785,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (E): R$ 11.389,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 9.683,00

1996

  • 1.8 Mi (G): R$ 8.520,00
  • 1.8 Mi (E): R$ 7.762,00
  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 9.631,00
  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 8.367,00
  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (E): R$ 8.044,00
  • Evidenc 2.0 MI (G): R$ 10.564,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (E): R$ 10.816,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (G): R$ 11.300,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 9.355,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (E): R$ 8.524,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (E): R$ 9.936,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 10.244,00

1995

  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 7.998,00
  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 7.685,00
  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (E): R$ 6.590,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 8.809,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (E): R$ 7.487,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 9.335,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (E): R$ 9.415,00

1994

  • 2.0 Mi 2p e 4p (G): R$ 6.892,00
  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 6.776,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 8.026,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 8.965,00

1993

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 6.542,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 7.574,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 8.523,00

1992

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 6.281,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 7.144,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 8.150,00

1991

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 6.021,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (G): R$ 9.567,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 6.486,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 7.805,00

1990

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 5.785,00
  • Exclusiv 2.0 Mi/ Executivo 2.0i (G): R$ 9.109,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 6.040,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 7.565,00

1989

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 5.557,00
  • Evidenc 2.0 MI (G): R$ 5.148,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 5.823,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 6.888,00

1988

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 5.026,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 5.247,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 6.539,00

1987

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 3.980,00
  • GLi / GL/ Sport 1.8/ 2.0 (G): R$ 4.751,00
  • GLSi / GLS 1.8/ 2.0 (G): R$ 4.835,00

1986

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 3.684,00
  • CS/CD/CG (G): R$ 5.128,00

1985

  • CLi /CL /C 1.8/2.0 /SU 2.0 2p/4p (G): R$ 2.846,00
  • CS/CD/CG (G): R$ 3.601,00

Confira aqui o preço do Volkswagen Santana na Tabela FIPE.

O Volkswagen Santana é um daqueles carros que por um motivo ou outro acabamos nos recordando dele. Afinal, são mais de 30 anos de história, quase uma década fora de linha e algumas “edições” que reaparecem e trazem a memória o modelo.

Um dos modelos com maior longevidade da história da marca “nasce” no início da década de 1980. Na época, o mais próximo que a marca tinha conseguido chegar de um modelo de carro médio foi o Passat que já estava no mercado desde 1974. Mesmo assim, a Volks meio que saindo da zona de conforto queria deixar claro que tinha capacidade de fazer algo que fosse melhor do que o Passat e ainda assim fosse um bom carro popular. A solução curiosamente veio deste modelo, mais necessariamente, em sua segunda geração.




Nessa época uma coisa fica clara para a Volks: O Passat não ia aguentar a briga com os concorrentes. O Monza seguia forte ganhando aqueles consumidores que até poderiam adquirir o modelo.

A 2° geração do Passat era vendida na Europa desde 1979. Porém, para os brasileiros era nova. Contando com três versões, o visual apresentado era uma boa evolução comparando com a primeira geração. Essa 2° geração foi a escolhida pela Volks para iniciar por aqui o segmento inédito: Os carros médios. A marca queria brigar com o Ford Del Rey e claro, com o Monza. O nome Santana já era usado na Europa desde o lançamento do carro e foi reaproveitado por aqui.


O Santana foi apresentado no Brasil com carrocerias de duas e de quatro portas. Inicialmente foi oferecido em três opções: CS, CG e CD. Essa última trazia o diferencial de poder integrar câmbio automático, direção hidráulica e ar condicionado.

Em 1985 a marca introduziu no mercado a perua Santana Quantum seguindo as mesmas três versões e com os mesmos itens de tecnologia, segurança e conforto. O alvo das críticas aqui foi o motor que não apresentava o desempenho esperado.

Passados dois anos, o motor recebeu alterações, contando agora com 2 cv a mais.

Em 1987 o Santana passa por sua primeira reestilização. As novas nomenclaturas VW, C, CL, GL e GLS passaram a ser adotadas.

Em 1990 o mercado nacional foi reaberto aos veículos importados. Com isso a Volks se viu na obrigação de oferecer algo novo para que o Santana continuasse no mercado. O problema era que um novo modelo sairia caro demais e a ideia foi riscada. A decisão tomada foi providenciar uma reestilização profunda no Santana. A mudança foi tanto que o Santana lançado em 1991 até foi considerado como uma nova geração.

Com o amadurecimento, o Santana passou por bons momentos oferecendo CD-Player, volante ajustável, terceira luz de freio, check control e teto solar elétrico. Em 1996 o carro ganhou uma nova grade seguindo o exemplo do Passat Alemão.

Mesmo com 12 anos no mercado, 1996 foi o segundo melhor ano para as vendas do Santana. Fator devido em especial a quantidade de equipamentos e os preços baixos. Porém, partir daí o modelo só iria amargar as decepções da queda.

Erros na hora de escolher as alterações, modificações que destoavam e um “enxugamento” do carro o fizeram continuar em queda. Entre 1999 e 2000 para se ter ideia, apenas duas versões existiam: A 1.8 e a 2.0. Em 2005 praticamente já era difícil ver por aí algum Santana 2.0.

O Santana Quantum, que vinha acompanhando o sedã já tinha dito adeus quatro anos atrás. O reinado de 22 anos do Santana estava no fim.

A questão é que o “fim” mesmo veio para o Brasil. Sem falar de algumas versões interessantes do carro que saíram lá fora (até no Japão) a China ainda vende o modelo. Em 2012 o New Santana apareceu. Este estava previsto para o Brasil, mas a marca mudou de ideia.

Agora em 2016, a Volks disse que o Santana volta ao mercado em sua versão para 2017. O modelo sofrerá alterações significativas em comparação com a versão que é vendida na China desde 2013. É esperar para ver até onde a história vai…

Por Denisson Soares

Compartilhe esta notícia