Tabela FIPE Volkswagen Quantum





Preços da Tabela Fipe para VW Quantum

Legenda:
G = Gasolina ou Flex
E = Etanol
D = Diesel

2002

  • 1.8 Mi/ 1.8i (G): R$ 12.401,00
  • 1.8 Mi/ 1.8i (E): R$ 11.982,00
  • 2.0 Mi (G): R$ 14.639,00

2001

  • 1.8 Mi/ 1.8i (G): R$ 12.010,00
  • 1.8 Mi/ 1.8i (E): R$ 10.955,00
  • 2.0 Mi (G): R$ 13.964,00

2000

  • 1.8 Mi/ 1.8i (G): R$ 11.381,00
  • 1.8 Mi/ 1.8i (E): R$ 10.116,00
  • 2.0 Mi (G): R$ 13.510,00

1999

  • 1.8 Mi/ 1.8i (G): R$ 10.246,00
  • 1.8 Mi/ 1.8i (E): R$ 9.651,00
  • 2.0 Mi (G): R$ 11.965,00
  • Evidenc 2.0 MI (G): R$ 10.675,00
  • Exclusiv 2.0 Mi (G): R$ 13.476,00

1998

  • 1.8 Mi/ 1.8i (G): R$ 9.228,00
  • 1.8 Mi/ 1.8i (E): R$ 7.950,00
  • 2.0 Mi (G): R$ 11.538,00
  • Evidenc 2.0 MI (G): R$ 9.501,00
  • Exclusiv 2.0 Mi (G): R$ 11.562,00

1997

  • 1.8 Mi/ 1.8i (G): R$ 8.307,00
  • 1.8 Mi/ 1.8i (E): R$ 7.207,00
  • 2.0 Mi (G): R$ 9.698,00
  • Evidenc 2.0 MI (G): R$ 8.944,00
  • Exclusiv 2.0 Mi (G): R$ 11.067,00
  • GLSi / GLS 1.8/Sport/ Family 2.0 (G): R$ 13.993,00

1996

  • 1.8 Mi/ 1.8i (G): R$ 7.979,00
  • 1.8 Mi/ 1.8i (E): R$ 6.747,00
  • 2.0 Mi (G): R$ 9.146,00
  • 2.0 Mi (E): R$ 8.379,00
  • CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0 (G): R$ 8.546,00
  • CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0 (E): R$ 7.706,00
  • Evidenc 2.0 MI (G): R$ 8.663,00
  • Exclusiv 2.0 Mi (G): R$ 10.619,00
  • GLi / GL 1.8/ 2.0 (E): R$ 8.436,00
  • GLi / GL 1.8/ 2.0 (G): R$ 8.977,00
  • GLSi / GLS 1.8/Sport/ Family 2.0 (G): R$ 12.079,00
  • GLSi / GLS 1.8/Sport/ Family 2.0 (E): R$ 11.048,00

1995

  • CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0 (G): R$ 7.933,00
  • CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0 (E): R$ 6.686,00
  • GLi / GL 1.8/ 2.0 (G): R$ 8.188,00
  • GLi / GL 1.8/ 2.0 (E): R$ 7.297,00
  • GLSi / GLS 1.8/Sport/ Family 2.0 (G): R$ 11.343,00
  • GLSi / GLS 1.8/Sport/ Family 2.0 (E): R$ 9.416,00

1994

  • CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0 (G): R$ 6.929,00
  • GLi / GL 1.8/ 2.0 (G): R$ 7.552,00
  • GLSi / GLS 1.8/Sport/ Family 2.0 (G): R$ 9.935,00

1993

  • CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0 (G): R$ 6.528,00
  • GLi / GL 1.8/ 2.0 (G): R$ 7.272,00
  • GLSi / GLS 1.8/Sport/ Family 2.0 (G): R$ 9.524,00

1992

  • CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0 (G): R$ 6.313,00
  • GLi / GL 1.8/ 2.0 (G): R$ 6.881,00
  • GLSi / GLS 1.8/Sport/ Family 2.0 (G): R$ 8.280,00

1991

  • CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0 (G): R$ 5.965,00
  • GLi / GL 1.8/ 2.0 (G): R$ 6.120,00
  • GLSi / GLS 1.8/Sport/ Family 2.0 (G): R$ 6.775,00

1990

  • CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0 (G): R$ 5.147,00
  • GLi / GL 1.8/ 2.0 (G): R$ 5.884,00
  • GLSi / GLS 1.8/Sport/ Family 2.0 (G): R$ 6.428,00

1989

  • CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0 (G): R$ 4.916,00
  • GLi / GL 1.8/ 2.0 (G): R$ 5.697,00
  • GLSi / GLS 1.8/Sport/ Family 2.0 (G): R$ 6.220,00

1988

  • CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0 (G): R$ 4.501,00
  • GLi / GL 1.8/ 2.0 (G): R$ 4.707,00
  • GLSi / GLS 1.8/Sport/ Family 2.0 (G): R$ 5.682,00

1987

  • CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0 (G): R$ 4.339,00
  • GLi / GL 1.8/ 2.0 (G): R$ 4.216,00
  • GLSi / GLS 1.8/Sport/ Family 2.0 (G): R$ 4.248,00

1986

  • CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0 (G): R$ 4.003,00

1985

  • CLi / CL / C/ CS/ CD/ CG 1.8/2.0 (G): R$ 3.168,00

Confira aqui o preço do Volkswagen Quantum na Tabela FIPE.

A perua Quantum fez sua estreia oficial no Brasil na primeira quinzena do mês de setembro de 1985. Curiosamente o modelo já era pensado para ser lançado antes mesmo do Santana em si. Em um primeiro momento, a Volkswagen se mantinha na dúvida com relação a reação dos consumidores ao carro. Afinal, estamos falando de uma perua de dimensões grandes, moderna para a época, com luxo e tecnologia. Mas as coisas mudaram de rumo e a perua conseguiu se sair bem nas vendas. A Quantum era sempre vendida com quatro portas (e tampa traseira). E nunca com a opção de cor branca.

A Volkswagen, por publicidade ou não, não adotou de forma nenhuma o termo “perua” para o carro. Para a marca algo mais abrangente era o ideal. Por isso, optou por chamar o Quantum de “station-wagon” seguindo o “jeito americano”.




Por ocasião de seu lançamento, o consumidor brasileiro estava ficando mais exigente. Em especial aqueles pertencentes a classe C que tinha como foco os consumidores de maior poder de compra. A questão é que para essa categoria a Volks não contava com nenhum tipo de oferta. Isso até o Santana surgir em 1984. A Quantum ainda “quebrava o galho” se aventurando também na categoria B. Com isso, acabava encarando a Caravan e a Belina. Assim, a versão CD, que na época era a mais completa, podia entrar na concorrência junto com a Caravan Diplomata e com a Scalla.

Com o passar dos anos a Quantum seguiu o Santana acompanhando as mesmas inovações, design e avanços tecnológicos deste. Três mudanças ficaram bem aparentes para o consumidor: o encosto do banco traseiro bipartido, que ajudava no uso do espaço para a bagagem, a tampa sanfonada do compartimento de bagagem, que poderia ser retirada e o bagageiro de teto.


A base mecânica do carro já era conhecida. Foi herdada do Passat. Aqui vamos encontrar a tração dianteira, o motor longitudinal e a suspensão McPherson.

É interessante lembrar que a presença da Quantum no mercado nacional foi resultado de um bom investimento por parte da Volkswagen. Foram mais de 10 milhões de dólares em investimentos, além de testes que resultaram em mais de 1 milhão de quilômetros rodados.

Mesmo com o relativo sucesso do carro, praticamente não havia esperanças de que a família Santana crescesse. A Volkswagen já havia deixado claro que isso não era de seu interesse, deixando fora de questão até mesmo a produção de um esportivo modelo fastback.

Por Denisson Soares

Compartilhe esta notícia