Tabela FIPE Volkswagen Kombi



Confira aqui os valores do Volkswagen Kombi na Tabela FIPE.

A Volkswagen Kombi foi um automóvel que fez história no Brasil e em outros países do mundo. Considerado um dos carros mais antigos do mercado brasileiro, a Kombi foi fabricada por mais de 55 anos no país e foi a precursora das vans modernas. Conheça a história da Kombi no Brasil e no mundo.

A produção da Kombi teve início em 1950, na Europa, e seu nome é proveniente do alemão “Kombinationsfahrzeug”, que significa “Veículo Multiuso”, em tradução livre. A ideia era justamente fabricar um carro simples, robusto, com baixo custo de manutenção e resistente para diversas tarefas, corporativas ou não. O modelo foi construído com estrutura monobloco, sem chassi, com suspensão independente e barras de torção, além do motor boxer com refrigeração a ar, que oferecia resistência e durabilidade à Kombi.



Em 1953 a Volkswagen Kombi chegou ao Brasil e começou a ser fabricada por aqui em 1957, se tornando o primeiro carro da montadora alemã a ser produzido em terras brasileiras. A Kombi foi oferecida nas versões Standard, Luxo, Turismo, Pick-up, Trailer, entre outras, e ocupava um segmento que hoje é preenchido pelas minivans e pick-ups. A Kombi de 1957 tinha motor importado 1200 cc de 36 cavalos de potência e câmbio “casca de amendoim”.

Já em 1959 o modelo recebeu um câmbio de 4 marchas totalmente sincronizado, além de melhorias na versão Luxo. No ano seguinte, foi lançada a versão Kombi Turismo, adaptada para quem acampava com o carro. Em 1967 o motor era o 1500 cc com 52 cavalos de potência, que equipava também a versão Pick-up, que foi lançada naquele ano. Outras mudanças aconteceram ao longo das décadas, além de reestilizações internas e externas.

Leia também:  Fiat X6H - Lançamento no Brasil


Em 2007 a Volkswagen lançou a “Kombi 50 anos”, uma edição comemorativa com 50 unidades produzidas, que oferecia pintura em homenagem à primeira geração do modelo, além de diversos equipamentos de fábrica, como luz no cofre do motor, lanternas traseiras fumê, adesivos externos, piscas dianteiros com lentes brancas, entre outros.

O último ano de fabricação da Volkswagen Kombi no Brasil foi 2013, mais precisamente em 18 de dezembro daquele ano, quando a última unidade da Kombi foi totalmente produzida pela montadora alemã. As últimas Kombis produzidas fizeram parte também de uma edição comemorativa, a “Last Edition”, com 1200 unidades fabricadas, que trouxe interior semelhante à primeira geração do modelo, sistema de som em Led vermelho, placa de identificação numerada no painel, pneus com faixa branca, cortinas em tear azul, banco com forração de vinil e outros mimos nostálgicos.

A unidade 1200 da Volkswagem Kombi Last Edition foi enviada à matriz da Volkswagen na Alemanha e ganhou seu lugar no Museu e Oficina de Veículos Comerciais Históricos do grupo alemão na cidade de Hannover, onde está exposta até os dias de hoje.

Por Luana Neves

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *