Fiat Uno 2017 – Ficha Técnica




Modelo chega com novidades no motor e custará até R$ 53 mil.

A segunda reestilização do Novo Fiat Uno foi apresentada pela montadora como uma espécie de relançamento. Depois de seis anos no mercado, esperava-se que a fabricante apresentasse uma nova geração do compacto. Entretanto, isso ocorreu apenas em parte. A questão é que o Uno 2017 vem com mudanças significativas se olharmos sob o ponto de vista mecânico. Mas em questões visuais as alterações são um tanto sutis. Vamos notar nesse aspecto apenas a presença de uma grade e o para-choque dianteiro. Curiosamente, mesmo com mudanças tão discretas, elas ainda ficaram harmônicas e entraram em sincronia com o trabalho que foi herdado da primeira restilização. A parte interior continua a mesma.

A linha 2017 do novo Uno foi escolhida pela fabricante para trazer ao mercado a nova família dos motores compactos da marca, a gama Firefly que será usada tanto aqui quanto no exterior. Teremos dois motores flex: o 1.0 de três cilindros e o 1.3 com quatro cilindros. Os dois apresentam as mesmas características. Os propulsores contam com duas válvulas por cilindro que visam o favorecimento do torque em baixas rotações.


Uma vez que o pistão e o cilindro contam com as mesmas dimensões, vamos ter a possibilidade de compartilhamento dos componentes. Uma curiosidade é que o bloco foi estruturado em alumínio, isso permitiu uma redução de peso de algo em torno dos 7kg.

Com as novidades do motor também vamos encontrar uma otimização com relação a queima de combustível e consequentemente vamos ter um desempenho melhor e um menor consumo. É interessante também notar que vamos encontrar alta taxa de compressão, comando por corrente e sistema de partida a frio que dispensa o tanquinho. A informação é que esses “itens” devam durar toda a vida útil do motor.

Novo Uno 2017 Ficha Técnica

A ficha técnica do novo Uno 2017 é praticamente a mesma. A única diferença aqui é são as “configurações” do novo motor 1.0 de três cilindros. Vamos aos detalhes:


– Motor 1.0 de quatro cilindros: 73,0 cv (G) / 75,0 cv (E) a 6.250 rpm. Neste caso, sempre trabalhando associado ao câmbio manual de cinco marchas.

– Motor 1.4: 85,0 cv (G) / 88,0 cv (E) a 5.750 rpm. Essa opção pode ser acoplada tanto ao câmbio manual de cinco marchas quanto ao automático Dualogic Plus. A novidade é o novo console central presente nas versões Way 1.4 e Sporting 1.4.

Com relação ao consumo, os dados levantados pelo Inmetro são os seguintes:

1.0: 9,2 Km/l com álcool – 13,1 Km/l com gasolina (estrada);

1.4: 8,1 Km/l com álcool – 11,7 Km/l com gasolina (estrada).

O Uno 2017 terá seis versões a começar com a versão de entrada Attractive 1.0 (com preço sugerido de R$ 41.840) e chega a versão topo Sporting 1.3 Dualogic (R$ 53.690).

Por Denisson Soares

Compartilhe esta notícia