Tabela Fipe 2016 – O Que é e Onde Consultar?





Saiba aqui o que é a Tabela Fipe e onde é possível consulta-la.

O que chamamos de "Tabela FIPE", que costumeiramente utilizamos para avaliar o valor de mercado de veículos usados, na verdade é resultado de uma pesquisa de mercado feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que divulga/atualiza os resultados mensalmente.

A FIPE possui diversos profissionais gabaritados e marcadores sócio-econômicos que dinamizam o valor de mercado dos veículos seminovos e usados. Além dos marcadores fixos, como depreciação, valor inicial de venda e cálculo de desvalorização por cada ano de uso, há também os fatores extrínsecos, que podem mudar essa categorização de valores. Por exemplo: o mercado de veículos quando aquecido juntamente com a economia do país, promove um número maior de aquisições de veículos novos e isso influencia diretamente na especulação sobre o que vale um veículo novo. Já o mercado enfraquecido promove a sustentação do preço do veículo seminovo e usado, pois o universo de compradores ainda é o mesmo, mas eles se voltarão para o nicho de usados.




Claro que a economia nem sempre é uma matemática simples, a lei de oferta e procura pode provocar fenômenos quase sempre inesperados. A alta procura por um setor mercadológico deveria, em tese, pressionar o valor para baixo, pois quando se vende muito, dilui-se o custo fixo produtivo, mas quando falamos de veículos, não podemos considerar a massa geral à venda, mas cada vendedor como um universo em si. Quando a renda cai (seja por galopes inflacionários ou endividamento), a dificuldade de financiamentos aumenta e os veículos novos acumulam-se nos pátios das montadoras. Por este motivo (entre outros), as tabelas de juros das financeiras se encarregam de equilibrar essa desvantagem, taxando o veículo usado de maneira mais enfática, a fim de gerar interesse maior nos Zero Km. Claro que essa tática também ocorre por cálculos de risco, vida útil do bem financiável, etc. Há diversas articulações econômicas que visam, de modo geral, o equilíbrio de mercado. A indústria automotiva emprega milhões de pessoas pelo mundo, é um setor que possui rápido impacto na economia mundial, tanto positivo quanto negativo, então é de se esperar que os governos tornem-se aliados dessa máquina de empregos.

É importante lembrar que as seguradoras de automóveis também se baseiam na FIPE para atualizar o valor do veículo segurado. Em caso de sinistro, o valor será calculado sobre a tabela FIPE do mês corrente.


Para consulta à FIPE, acesse: veiculos.fipe.org.br e tenha em mãos o ano e o modelo específico de seu veículo. Dados como combustível e quantidade de portas podem alterar significativamente o valor.

Gracieli Borges Ferreira

Compartilhe esta notícia