Comprar Carro – O Que Analisar na Hora de Escolher o Modelo





Confira aqui algumas dicas do que analisar antes de comprar o seu carro.

Apesar da constante queda na venda de veículos no Brasil (21,2% em maio, segundo a Federação dos Concessionários – Fenabrave), o que tem ocasionado demissões e diminuição na produção das principais montadoras do País, muitas pessoas aproveitam o momento para comprar seu carro, já que os preços e condições de pagamento estão convidativos, principalmente para os veículos usados.

Além da crise financeira, a vontade da compra pode esbarrar na alta do preço dos combustíveis. Segundo Andréia Marques, 38 anos, que trabalha como vendedora de automóveis há mais de dez anos, o que realmente importa para quem escolhe um carro é o conforto, seguido da tecnologia e da segurança. "Hoje, as pessoas chegam com muita informação na hora da compra e, portanto, fazem uma escolha mais racional", comenta. Segundo ela, a crise torna o consumidor mais atento e consciente na hora de gastar.




Para a vendedora, o carro flex ajuda a manter a venda de automóveis, independentemente da situação econômica. "As pessoas não se preocupam tanto com o combustível, mas muito com a segurança e se o veículo vai atender as suas necessidades".

Andreia conta ainda que o perfil de comprador mais assíduo nas lojas tem sido de pessoas solteiras, jovens, bem empregadas e com economias guardadas. "Essas pessoas chegam decididas e com muitas informações", conta.


Ela esclarece que as minivans também têm movimentado muito as vendas, em especial para as famílias de classe média, por serem carros espaçosos, confortáveis, seguros e resistentes. Os sedans também estão entre os preferidos das famílias grandes. Já os jovens profissionais e as mulheres têm optado muito pelas picapes. “Os hatch backs estão na lista dos solteiros e dos casais sem filhos.”

Para a vendedora, o mais importante no momento de escolher um veículo, além de ver se ele se adequa ao perfil do usuário, é pesquisar todas as marcas e dar atenção aos importados, que hoje chegam com preço competitivo e muita tecnologia. "Temos carros para todos os gostos. A líder de mercado, por exemplo, oferece o mesmo veículo com opcionais variados, o que agrada ao comprador. Cabe a cada um fazer uma escolha que lhe atenda a longo prazo", completa.

Por Cíntia Roberti

Compartilhe esta notícia