Volkswagen Up! x Fiat Mobi – Comparativo





Confira aqui um comparativo entre os dois modelos.

O Volkswagen Up! foi lançado no Brasil em 2014, com o objetivo de concorrer com o Fiat Uno e, por conseguinte, conseguir o posto de carro mais vendido da Volkswagen no país.

Entretanto, o Up! nunca conseguiu atingir esse objetivo e nem chegou perto de ultrapassar as vendas do Uno. Para se ter uma ideia, no ano do seu lançamento, foram vendidos somente a metade do que era esperado pela marca, sendo que o seu concorrente conseguiu um número de vendas considerável.




Mas em 2015, em plena crise econômica brasileira e consequentemente do mercado automotivo, a disparidade foi menor, devido a venda de cerca de 20 mil unidades a mais.

Atualmente, a Fiat lançou o subcompacto Mobi, que foi apontado como um dos concorrentes diretos do Up!, embora os dois carros possuam algumas diferenças, os dois disputam o mesmo público alvo, que são os jovens que precisam de um veículo para o uso diário, em locais urbanizados.


Em relação ao visual, o Mobi Way On (que custa a partir de R$ 43.800) e o Cross Up! (de R$ 46.490) possuem cinco marchas e um motor Evo Fire, além disso, apresentam um visual jovem e aventureiro.

O Up! possui um visual inovador, que não segue a linha padrão da Volkswagen. Já o Mobi se parece com o Uno, pois o painel central é parecido, apresenta o mesmo capô e motor. E claro que, isso é uma estratégia elaborada pela Fiat que tem como finalidade a redução dos custos de produção do veículo.

Outros aspectos podem ser destacados na novidade da Fiat, entre eles a traseira (que é de vidro) e o para-choque (que é mais alto e curto). A carroceria possui um estilo único e sofisticado.

Sem dúvida, os dois carros vêm para mudar o conceito de compactos adotados no Brasil. Haverá uma grande disputa entre os dois carrinhos, haja vista emanarem de marcas populares e consolidadas no Brasil.

Resta saber se a disputa trará benefícios para os consumidores como melhores equipamentos e preços mais baixos e justos.

Seja qual for a sua escolha, pesquise, pechinche e estude o melhor modelo para você. O Up! e o Mobi vêm para mudar o conceito do mercado de compactos.

Raquel Alice Moreira

Compartilhe esta notícia