Kia Soul Elétrico será vendido no Brasil





Montadora decide vender versão elétrica do carro após Câmara do Comércio Exterior anunciar isenção da alíquota de importação.

A versão elétrica do modelo Soul Ev vai ser vendida pela Kia no Brasil. Esse anúncio da montadora aconteceu depois da divulgação da Resolução 96 da Câmara de Comércio Exterior. Ela isenta os automóveis que são elétricos puro da alíquota de importação.

A Kia, porém, ainda não deu informações sobre o preço ou a data que o mesmo vai chegar ao Brasil. Isso acontece, uma vez que as empresas ainda negociam para que ocorra a redução do IPI, que atualmente é de 25% para uma alíquota de 7% (percentual cobrado para carros de motor até 1.0).




Caso aconteça a redução do IPI, juntamente com a isenção do imposto, o carro produzido na Coreia do Sul poderá contar com um preço bom no mercado nacional. Atualmente, o Toyota Prius, que é o elétrico com melhor custo no Brasil, sai pelo custo de R$ 116.660 e não é sucesso de vendas.

O Kia Soul Ev vai contar com seu propulsor puramente elétrico, o que não acontece com o Prius da Toyota. Segundo dados da Kia, a autonomia do modelo fica em aproximadamente 179 km na estrada e 219 km na cidade.


Como as baterias ficam sobre o piso do veículo, o espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro teve uma redução em 8 centímetros. Porém, a área do porta-malas do carro não contou com alterações, segundo a Kia.

Será a primeira vez que a Kia utiliza em um veículo da montadora a tecnologia OLED, que reduz o consumo de energia. Em um painel, o motorista vai contar com informações de tempo de carga, fluxo de energia do carro, autonomia, entre outras.

São duas as tomadas que o carro elétrico da Kia conta na sua grade dianteira. Uma delas é para carregar em uma rede 120 ou 240 volts e a segunda para carga rápida em 480 volts. A sua bateria é de íon de lítio e conta com 360 volts e 27 kWh.

Outro destaque do Soul EV é o seu sistema de frenagem regenerativa, o qual pode aproveitar até 12% da energia cinética do veículo. Com um torque de 29 mkgf, o carro elétrico da Kia pode ter uma velocidade máxima de 145 km/h.

O modelo também apresenta um sistema sonoro que alerta os pedestres, o qual funciona em velocidades mais reduzidas.

Compartilhe esta notícia