Consumo do etanol aumentou no Brasil



Em julho deste ano o consumo do etanol hidratado aumentou no País, registrando 1,55 bilhão de litros.

O consumo de etanol hidratado continua crescendo e no mês de julho bateu recorde histórico, de acordo com as informações da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

A procura pelo etanol, sendo utilizado diretamente nos veículos, chegou a 1,55 bilhão de litros em julho, sendo este o maior volume já registrado desde 2000. Antes, o recorde tinha sido no mês de dezembro, em 2008, quando chegou a 1,51 bilhão de litros.



O Unica – União das Indústrias de Cana-de-açúcar – informou que no mês de julho teve um aumento na participação do etanol com a gasolina, o ciclo Otto, chegando a 24,1%, sendo este o maior porcentual de 2015.
Na comparação dos combustíveis leves, a demanda no Brasil cresceu 3,4% se comparado com o mesmo mês, em 2014. Na comparação do mês de julho deste ano com o mês anterior, junho, o aumento foi de 2,75%.

Quanto ao aumento no consumo da gasolina C, que é a gasolina pura com o etanol anidro, o aumento registrado foi de 2,3% comparando os meses de julho e junho deste ano.

Antônio de Pádua Rodrigues, que é diretor técnico da Unica, disse que o aumento tende a continuar já que o etano está com um preço bem mais competitivo, diante da gasolina que está com o preço bem mais elevado.
Para compensar que o veículo seja abastecido com o etanol, ao invés de se utilizar gasolina, é preciso que o preço do etanol chegue ao máximo em 70% do valor da gasolina.



Hoje no Brasil, em vários estados, é possível conferir esta realidade, onde o preço do álcool fica bem abaixo dos 70%. Em São Paulo, por exemplo, o valor do etanol fica na casa dos 62% e no Mato Grosso o valor do etanol é ainda menor, chegando a 60% em relação ao valor da gasolina.

Outros estados onde também está compensando abastecer com etanol ao invés da gasolina, são:

– Minas Gerais: 65%;

– Goiás: 64%;

– Paraná: 66%.

E tem o estado do Mato Grosso onde a porcentagem está bem próxima do limite, chegando a 69%. Nos demais estados, o valor do etanol ainda continua variando e ficando um pouco acima dos 70%, por isso na hora de abastecer, o motorista deve conferir e comparar não só o preço da gasolina nos postos de combustíveis, mas também do etanol, para ver qual está compensando mais.

Por Russel

Etanol

Compartilhe esta notícia

1 comentário em “Consumo do etanol aumentou no Brasil