IPI faz com que carros seminovos sejam mais interessantes




Com o fim do IPI reduzido, consumidores preferem comprar carros seminovos a carros 0 Km.

Quando se pensa em comprar o primeiro carro ou fazer a troca por outro, logo se vem em mente adquirir um carro 0 Km, totalmente novo, saído diretamente da loja para ser conduzido por você. Houve tempos em que estava, devido ao acesso fácil ao crédito, a compra do carro 0 Km, no entanto, com o fim da redução do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), ficou mais complexo comprar um carro para que você seja o primeiro dono.

Como a economia, mesmo com seus altos e baixos, não perde o dinamismo, à medida que diminui consideravelmente a venda de carros novos, cresce em torno de 9,4% o comércio de carros seminovos, dados esses confirmados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).


Além da redução do imposto, que já não ajudou muito, os fabricantes de carros novos ainda terão de colocar como itens de série utensílios como airbag e freios ABS – moral da história – foi elevado às alturas o custo para se fabricar um carro 0 Km, imagina então o preço desse carro quando chega ao consumidor final.

Para os comerciantes de carros seminovos, que oportunidade não seria melhor para colocar nas ruas o seu estoque, afinal, teve um tempo de crise que acometeu esse tipo de comércio a ponto de muitas lojas de carros seminovos chegarem ao ponto de fechar as portas. Mas bastou o comunicado de que o IPI voltou a sua porcentagem normal para que o consumidor migrasse novamente para as vantagens de um carro não tão usado, com preço mais acessível e que caiba dentro do orçamento em caso de compra à vista ou por financiamento.

Ainda de acordo com a Fenauto, a comemoração do aumento nas vendas fica ainda maior se pensar que, de fevereiro até abril deste ano, o acúmulo nas vendas ultrapassa a marca dos 20% – um número e tanto para há pouco tempo vivia em um grande colapso econômico.


Para quem pensa em investir em um automóvel, é bom estar informado de que esse não é um bom momento para a compra de um 0 Km, mas, como na economia tudo ganha um dinamismo muito rápido, quem sabe daqui a alguns meses já não será o momento oportuno? Por enquanto, vá fazendo pesquisas em lojas de carros seminovos de sua cidade, levando sempre em consideração o melhor em custo e benefício, além de outros fatores como economia, custos com manutenção, quantas quilometragem rodadas, etc.

Por Michelle de Oliveira

Carros seminovos

Foto: Divulgação

Compartilhe esta notícia