Faça manutenção do seu carro antes de viajar





Fim de ano chegando e você com certeza vai pegar a estrada, ou tem algum aparente e familiar que vai pegar. Os riscos são muitos e de todos os tipos: motoristas imprudentes e bêbados, estradas ruins, chuva, neblina, carros sem manutenção rodando, etc.

A vida de quem está pensando em pegar a estrada não será fácil. Todo cuidado é pouco e a preparação deve ser feita com muito cuidado, não é só pegar as malas e jogar no porta-malas. Se preocupe com você. Se preocupe com a sua família e com a família alheia. Muitas mortes irão ocorrer. Evite que você ou algum familiar vire uma triste estatística neste final de ano.




O preparo para uma viagem deve iniciar com uma certa antecedência e o começo é pelo seu carro. Leve-o no mecânico ou numa autorizada para uma revisão. Escute o que tem a falar sobre seu veículo. Troque pneus, verifique freios e suspensão. Se você não tem dinheiro para isso, fique em casa. Não coloque sua vida e a dos outros em perigo. Um pneu careca numa pista molhada pode causar sérios acidentes durante uma freada numa curva. Uma família inteira morreu semana passada depois que o pivô da suspensão quebrou durante uma curva. O pivô é o que segura e gira a roda quando você vira o volante. Caso ele quebre a roda cai e se o carro estiver em alta velocidade irá capotar e aí só Jesus na causa. Então faça a manutenção. Se não tiver como, vá de ônibus ou avião. É mais seguro.

Não beba dirigindo. Parece óbvio, mas uma multidão de imbecis parece não entender isso. Quando se está alcoolizado os reflexos diminuem e pela excitação do álcool você fica sujeito a atos de extrema burrice, como ultrapassar em faixa contínua, numa curva e correr o risco de vir uma carreta na sua direção. Sorte se for uma carreta, pois pode ser uma família em outro carro e você estragar a vida de todo mundo.


Tenha cuidado. Viajar é bom desde que haja a volta.

Por Luciana Viturino

Manuten??o do carro

Foto: Divulgação

Compartilhe esta notícia