Procura por consórcios de carros está em alta no Brasil



Sabe aquela frase "Não está fácil pra ninguém!"? Bem, ela é exatamente a tradução do que está acontecendo atualmente no setor automobilístico aqui no Brasil.

Com um aumento expressivo nas vendas de carros usados mediante consórcio, a contratação de crédito direto ao consumidor tem diminuído. Não é só o setor de consórcio de veículos usados que tem aumentado, o de motos e veículos pesados também cresceu nestes últimos tempos se comparado ao mesmo período no ano passado (janeiro a setembro de 2013).



Segundo a opinião de especialistas na área, a razão pela qual o setor vem se mostrando mais forte é o fato dos consumidores brasileiros estarem com um nível de confiança de compra abaixo do que vinha sendo registrado. Outra razão que explica a diminuição de compra por CDC é a estagnação da economia, isso impossibilita que as pessoas possam pagar mensalidades mais elevadas, por consequência, buscam outros métodos de acesso aos veículos.

Analisando a contribuição das novas leis dentro do segmento, entende-se que as exigências para que certos componentes sejam peças obrigatórias dos carros, motocicletas e caminhões, torna a compra mais onerosa e limita a possibilidade de compra. Visto em formas gerais, a presença de itens obrigatórios determina o aumento nos preços dos veículos novos, isso contribui para o incremento da compra de veículos usados. 



Um dado importante é que por meio do consórcio, nos meses entre janeiro e setembro deste ano, houve uma diminuição de 0,29% na compra de veículos novos em comparação com a situação registrada nessa mesma época no ano passado.

Para os consumidores, o consorcio é um investimento. Ele é ideal para quem quer comprar um carro e não tem pressa em usá-lo. As parcelas de baixo valores favorece a procura por consórcios, muitas pessoas que não têm crédito suficiente para obter veículos por meio de bancos acaba optando por comprar mediante consórcios principalmente por essa razão.

Leia também:  Lançamento do Novo Peugeot 2008 com motor 1.2 no Brasil

Se você está pensando em entrar num financiamento, informe-se, saiba exatamente todos os detalhes da compra e da transação. Não fique com dúvidas sobre nada, evite comprar no primeiro contato, seja prudente e busque sempre o melhor custo-benefício. 

Por Melina Menezes

Cons?rcio de carros

Foto: Divulgação

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *