Dicas de como escolher as peças para a manutenção do carro





Todo veículo requer cuidados e manutenção frequente. Depois de alguns anos chega o momento de algumas peças serem trocadas, mas é preciso ter cuidado e saber escolher as peças certas. Muitas pessoas não se sentem confortáveis nesse momento por desconhecer do assunto, afinal uma peça errada pode aumentar o problema ao invés de resolvê-lo. Assim como em outros setores da indústria, o mercado de peças oferece uma gama muito grande de opções, peças originais, similares, entre outras.

Três perguntas devem ser respondidas antes de escolher os itens que devem ser repostos:




– Quais são as peças que merecem mais cuidado?

– Qual a quantidade de mão de obra necessária para substituí-la?


– E quais as consequências que uma peça de baixa qualidade pode trazer ao resto do carro? 

Vamos  as respostas. Em primeiro lugar saiba que peças periféricas normalmente não trarão problemas. Mas o que são peças periféricas? São as maçanetas, frisos, botões.

Já as peças essenciais é preciso atenção, são os casos do motores, suspensão, freios. Não pense somente no preço, a originalidade da peça também é importante, não se esqueça de que esses itens são fundamentais para sua segurança.

Em relação à segunda pergunta, não pense que você mesmo pode fazer o serviço, com certeza alguns reparos darão certo, mas itens de segurança não são brinquedos. Procure profissional especializado, pode ter certeza que determinadas economias nesse momento nem sempre são a melhor opção.

Por fim, usar peças com baixa qualidade pode criar a necessidade de ter que trocá-las em um período menos que o esperado. Uma pastilha de freio, por exemplo, se for de baixa qualidade acabará mais rápido, sua vida útil pode ser afetada e mais uma vez lembramos sobre as questões de segurança. Agora os preços podem varias bastante. Peças genuínas são aquelas produzidas ou comercializadas pela marca do carro. Podemos encontrar outras peças mais baratas com a mesma qualidade. Fiquem atentos nas pesquisas.

Por Vivian Schetini

Pe?as de carros

Foto: Divulgação

Compartilhe esta notícia