Itens que devem ser observados antes de comprar um carro seminovo





Comprar ou trocar de carro é sempre uma decisão importante, mas nem sempre o consumidor pode comprar um carro zero, ou mesmo que tenha dinheiro ele fica na dúvida sobre comprar um 0KM ou optar por um carro de segunda mão.

Exatamente pelo preço a venda dos carros seminovos tem aumentado muito no Brasil, um dos motivos para esse crescimento é a redução do IPI.




O carro usado, com certeza, hoje tem um preço muito menor do que um carro novo. Muitos seminovos não têm nem 15 mil KM rodados e às vezes contam com opções que apetecem o consumidor.

Mas é preciso tomar alguns cuidados e estar atento a alguns detalhes importantes na hora de comprar um seminovo:


– Procure saber sobre o motor do carro, faça um teste drive, ouça o motor, som que ele emite, dirija o carro e veja se não há algum barulho na lataria.

– Confira se ao abrir e fechar as portas e o porta-malas, estes estão se encaixando como deveriam?

– Observe a lataria, por baixo, nos cantos, furos podem ter sido cobertos. É importante prestar atenção à pintura do carro, será que já sofreu danificações graves?

– Confira se o carro emite muita fumaça do escapamento isso pode indicar problemas sérios.

– É de suma importância que os pneus estejam em ordem, pneus lisos, desgastados, podem causar dores de cabeça mais tarde ou mesmo prejudicar os freios numa situação mais difícil, falando em freios, teste-os, veja se estão funcionando perfeitamente.

– Não esqueça de verificar o óleo.

– Outra observação importante é o interior do carro, bancos, painel, estes devem estar em bom estado. Todos os ponteiros do painel funcionam? Velocímetro, relógio, combustível? Os vidros estão intactos, há algum trincado?

– Teste os faróis, pisca-pisca, limpadores. Procure por pontos de ferrugem.

Depois de observar tudo isso, vem a parte mais importante, o documento do carro, verifique, investigue, tenha certeza que tudo esteja ok.

O mercado de carro seminovos é muito vasto e ótimas opções podem ser encontradas, fique atento às parcelas, veja se valem a pena, será que não estão mais caras do que se comprasse um carro zero? É possível que o carro esteja fora da garantia e que você tenha que arcar com futuros custos, preste atenção nisso. Avalie e estude as vantagens e desvantagens da compra, pesquise por melhores oportunidades.

“Não tenha medo de desistir do bom para perseguir o ótimo”, John D. Rockefeller.

Por Vivian Aguiar

Comprar carro seminovo

Foto: Divulgação

Compartilhe esta notícia