Dicas de como recarregar a bateria do seu carro





Pode acontecer com qualquer um: entrar no carro ir ligar o motor e o veículo não andar. Uma das principais causas disso geralmente tem haver com a bateria que acabou descarregando. Entra em cena outra questão: talvez a pessoa tenha pressa para chegar a algum lugar e não tenha lá muito tempo para aguardar a chegada do reboque ou ainda de um mecânico. Se isso acontecer o motorista tem que saber algumas dicas simples para recarregar a bateria do carro por conta própria. Confira:

Além do tradicional aparelho para recarregar baterias também há outra alternativa (na falta do aparelho). Bom, caso ainda exista uma gota de energia no carro vale chamar qualquer um para empurrar o veículo. Geralmente colocando em marcha e dando algumas voltas (cerca de 30 minutos) a bateria já estaria carregada.




Pode acontecer também de que o condutor precise de outro carro para dar uma “energizada” no seu. Nesse caso é preciso que as baterias em questão tenham uma amperagem parecida. Claro, que dessa forma se não tiver um cabo de pinças nada vai adiantar.

É importante lembrar que ao utilizar esse equipamento (as pinças) é preciso bastante atenção para conectá-los nos bones corretos. Lembrando que os carros tem que estar desligados.


Com ambas as baterias “ligadas” corretamente o próximo passo é dar a partida no carro que tem a bateria em perfeito funcionamento. Aí é necessário que acelere o mesmo um pouco e o deixe funcionando para que a energia seja acumulada. É interessante observar que agindo assim é possível evitar que ao se ligar o motor do veículo com a bateria descarregada não haja um certo esforço por parte daquele.

Desse ponto em diante é simples. É só desligar o carro que tinha a bateria carregada e dar a partida no carro “descarregado”. Se o motor funcionar bem nas primeiras tentativas então está tudo ok. Feito tudo isso deixe o carro ligado por cerca de 20 minutos para que a bateria fique mesmo carregada normalmente.

Atenção! Quando se mexe em determinadas partes de um carro é bom ficar atento ao líquido das baterias isso porque os mesmos são muito corrosivos. Outro detalhe é onde as pinças podem tocar.

Por Denisson Soares

Bateria do carro

Foto: Divulgação

Compartilhe esta notícia