Sistema de distribuição do motor – Dicas para quando for fazer uma revisão



Para um condutor conseguir ter um bom funcionamento do motor e de seus acessórios, alguns cuidados especiais com as polias e os tensionadores precisam ser tomados durante a revisão. Desta forma, vamos abordar algumas dicas essenciais que não podem ser deixadas de lado.

A princípio se você faz parte de uma das montadoras, o principal aspecto que tem de ser levado em conta são as altas temperaturas e pressões, espaços mais reduzidos e aumento do intervalo de substituição dos componentes. Quanto às polias, é importante salientar que existem vários tipos e cada uma se adequa a diferentes tipos de motores, na qual giram um acessório juntamente aos de apoio. Alguns mecânicos as conhecem como dentadas ou sincronizadoras, auxiliares ou dampers. A função das polias é gerar energia para a correia para fazer o sincronismo do motor ou movimentar determinado acessório. Além disso, ela também é utilizada para desvio da correia, evitando o contato com outras partes fixas do motor, auxiliando em seu tensionamento, principalmente quando a distância entre os acessórios e o motor é maior.



O tempo de vida útil das polias é maior que o das correias, por se tratar de um sistema único de transmissão, sua inspeção é realizada a cada 10 mil Km, como ocorre com as correias. Um aspecto primordial que tem de ser levado em consideração durante uma inspeção é o alinhamento entre as polias, pois pode ser causado por folga nos rolamentos e eixos ou até mesmo, por falha de aplicação ou adaptações.

Com isso, o inspetor também tem de avaliar o nível de desgaste nas canaletas, marcas de batidas, fissuras ou algum tipo de corpo estranho entre as canaletas que possam causar cortes na estrutura da correia. Cada peça precisa ser trocada conforme as instruções do fabricante, sempre verificando as condições dos outros componentes do sistema, lembrando que choques mecânicos podem comprometer o funcionamento.

Leia também:  Venda de veículos caiu 37,4% em outubro


Por Luciana Viturino

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *