Novo Ford Ka Sedan 2014 – Apresentação do Carro



A Ford revelou nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, o conceito inédito do Ford Ka Sedan. A apresentação do modelo ocorreu simultaneamente no Brasil e na Índia, mostrando a inédita variação três volumes do Ka, que chegará ao mercado brasileiro no início do segundo semestre, como substituto do Fiesta Sedan Rocam.

Seguindo o visual do novo Ka hatchback, exibido no ano passado, a variação sedan foi revelada ainda sob a forma de um carro-conceito, feito de fibra de vidro, sem mecânica ou acabamento, apenas o design exterior mesmo.



Compartilhando a plataforma do New Fiesta, assim como a versão hatchback, o Ford Ka Sedan tem como objetivo oferecer maior espaço interno e uma boa capacidade de carga no porta-malas. Resultado final do projeto B562, o três volumes utiliza a mesma arquitetura do hatchback até a coluna traseira, incluindo as portas, diferenciando apenas pela traseira. Tal solução visa reduzir os custos, o que também foi feito por outras marcas, como a Chevrolet com o Onix e o Prisma.

Especula-se que o Ka Sedan terá um comprimento de 4,15 metros e seu porta-malas terá capacidade para 500 litros.



Segundo o Chefe de Design da Ford brasileira, João Marcos Ramos, o sedan foi desenvolvido juntamente com o hatchback para que o terceiro volume não parecesse uma adaptação. Concomitantemente, a ideia era transmitir uma imagem de carro mais caro e confortável, alinhando as linhas e o design com os sedans maiores da marca, como o Focus e o Fusion. Um detalhe que corrobora para isso é a grade frontal avantajada e os vincos que acompanham a lateral de uma forma fluída e harmônica. Outro detalhe interessante é a coluna traseira, que cai suavemente até a tampa do porta-malas, que termina em uma espécie de aerofólio integrado, dando um ar mais dinâmico e favorecendo na aerodinâmica.

Leia também:  Pequena quantidade de veículos antigos são reciclados no Brasil

O interior será o mesmo da variação hatch, com desenho muito semelhante ao do New Fiesta, trazendo o mesmo volante, saídas de ar circulares e o sistema de som em posição elevada. Além disso, segundo a Ford, o modelo estreará o MyFord Dock, que permitirá usar e recarregar aparelhos eletrônicos como smartphones e navegadores GPS.

Outra novidade do Ka 2014, tanto na versão sedan quanto na versão hatch, será o motor três cilindros ECOnetic 1.0, já oferecido na Europa, contudo, o bloco aqui será flex e com tecnologia Easy Start, que dispensa o tanquinho para partida a frio. O propulsor 1.0 deverá ter 80 cv quando abastecido com etanol.

A marca norte-americana trabalha para que o motor ECOnetic seja o mais econômico do Brasil, superando inclusive o novo Volkswagen Up!

Completando a gama de motores para o modelo, estará nas versões superiores o bloco 1.5 Sigma 16V de 111 cv, já utilizado no New Fiesta. Todas as versões contarão com transmissão manual de cinco marchas, deixando para o New Fiesta a opção de câmbio automático Powershift com dupla embreagem e seis velocidades.

As configurações devem manter a nomenclatura usada pela marca atualmente: S, SE e SE Plus. Ainda não há a previsão de uma versão Titanium, mesmo porque a Ford não quer que o Ka Sedan tire possíveis clientes do New Fiesta.

O Ka Sedan atuará abaixo do New Fiesta três volumes, que hoje tem versão de entrada na casa dos RS 50 mil. Com preços estimados entre R$ 35 mil e R$ 45 mil, o Ford Ka Sedan chega para competir com o Fiat Siena, Volkswagen Voyage, Renault Logan, Chevrolet Prisma e Hyundai HB20S.

Por Caio Polo

Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *