Noruega oferece Incentivos para Donos de Carros Elétricos




A Noruega é exemplo a ser seguido em relação aos incentivos para os donos de veículos elétricos no país. O número de automóveis elétricos ainda é pequeno, cerca de 9% dos carros vendidos nos país em 2013, o que corresponde a mais de 4 mil unidades, porém, já é um percentual comemorado por muitos noruegueses.

A principal medida que popularizou os modelos elétricos foi a redução nos impostos, dessa forma eles se tornaram competitivos em relação aos carros movidos a combustíveis convencionais como gasolina e diesel. Mesmo os carros elétricos custando mais caro, os impostos reduzidos ainda o tornam uma vantagem, isso porque foi elaborada uma gama de facilidades. Entre elas a possibilidade de trafegar nas vias exclusivas para ônibus, diminuindo o tempo no tráfego mais intenso na hora do rush.


Outras vantagens foram conquistadas ao longo de dez anos por organizações de carros elétricos na Noruega, sobretudo a Snorre Sletvold, que se esforçou para que medidas como a isenção de impostos de importação se tornassem realidade. Os carros elétricos ainda são isentos de pagamento de pedágio nas vias e não precisam pagar de estacionamento em determinados centros. Tudo para que a população troque o carro que utiliza combustível fóssil para um elétrico, o que diminui a quantidade de CO2 emitida.

Para se ter uma ideia, a Noruega é um dos países que apresenta menor taxa de emissões de dióxido de carbono (CO2). A taxa é de 118 gramas por quilômetro e já foi de 125 gramas. A taxa permitida a países membros na União Europeia é de 130 gramas. Apesar da diminuição, alguns críticos ainda questionam a medida enquanto a energia usada for proveniente de fontes não renováveis. A Noruega também é questionada por ser a oitava nação que mais produz petróleo no mundo e a terceira na Europa. Apesar destes pesares, o modelo usado lá poderia ser adotado no Brasil.

Noruega Carro Elétrico


Por Robson Quirino de Moraes

Compartilhe esta notícia

2 comentários em “Noruega oferece Incentivos para Donos de Carros Elétricos

  1. Ramiro Bra Albernaz Dias · Editar

    Quem dera ! No Brasil. A principal medida que popularizou os modelos elétricos foi a redução nos impostos, dessa forma eles se tornaram competitivos em relação aos carros movidos a combustíveis convencionais como gasolina e diesel. Mesmo os carros elétricos custando mais caro, os impostos reduzidos ainda o tornam uma vantagem, isso porque foi elaborada uma gama de facilidades. Entre elas a possibilidade de trafegar nas vias exclusivas para ônibus, diminuindo o tempo no tráfego mais intenso na hora do rush, cqd