Sistema de refrigeração do ar condicionado





O ar condicionado é um equipamento muito útil e querido por quase todos os motoristas. Muito difundido e utilizado em grandes  metrópoles, você certamente  já ouviu dizer que o consumo que o ar condicionado gera é proporcional à intensidade de ar frio que se deseja. Pois bem, saiba que esta falácia é completamente errônea e não passa de um simples boato que ronda o imaginário dos leigos no assunto.

A verdade é que o compressor contido em todo o sistema de ar condicionado se movimenta através de correias que capturam o movimento do motor do carro. E independentemente da potência interna desejada o compressor trabalhará no mesmo ritmo, sem aumentar ou diminuir a exigência do motor, o mecanismo que regula a temperatura interna utiliza-se de outros meios para regular a temperatura interna que é independente do compressor. Portanto, fica muito claro que não é a potência em si que determina o consumo do carro e sim o período de permanência do ar condicionado ligado aliado à má utilização do veículo no que diz respeito a aceleradas e arrancadas desnecessárias.




Uma boa dica é sempre realizar a revisão do sistema de refrigeração, uma vez que vazamentos e falta de gás podem diminuir a eficácia da refrigeração.

Por Fernando Setoue


Compartilhe esta notícia