Programa Inovar Auto pode ser adiado para o final de Setembro de 2012




O Inovar Auto, um regime automotivo que é novidade no Brasil, deveria ter seu anúncio feito no final do mês de agosto. Porém, o lançamento do programa sofreu adiamento e tem previsão para o final do mês de setembro. Isso ocorreu devido à falta de parâmetros definidos no que se refere às metas de eficiência energética dos automóveis brasileiros. Apesar disso, o Governo já definiu qual será a metodologia utilizada, que seguirá o padrão vigente na Europa. Desta forma, serão apresentados resultados em km/L aos consumidores, sendo que esta será a mesma referência a ser utilizada para a emissão de CO2.

No dia 12 de setembro, quarta-feira, todas as montadoras do país farão uma reunião com o Governo para definirem os prazos do programa de emissão e consumo. Fora isso, serão debatidos pontos que se referem à exigência de desenvolvimento e pesquisa, cobrança de tributos de forma diferenciada para montadoras novas e assuntos regionais. Outro tópico importante da reunião será o debate sobre os tributos para importadores que ainda estão instalando suas fábricas ou que já tem projetos prontos para o Brasil.


Desta forma, as empresas em questão terão a possibilidade de receber créditos tributários do IPI pago atualmente após o início de sua produção.

Por Marcelo Araújo


Compartilhe esta notícia