Carro Novo ou Usado? Qual é a Melhor Opção de Compra?




Hoje em dia, é muito comum o consumidor se perguntar sobre qual a melhor opção de compra: carro novo ou usado? Na verdade, como em toda escolha de compra, o que devemos sempre lembrar é a relação custo benefício.

Com a atual economia e a facilidade de crédito no mercado, os juros para compra são altos, independente da escolha. Porém, o que entra em pauta não é somente "como" comprar, mas também, como manter.


Os juros para compra de carros novos são mais baixos, porém, o prazo de compra normalmente é bem mais extenso, o que pode "baratear" a parcela, mas deixa o valor final mais alto.

Além disso, para compra de carros novos, normalmente deve-se disponibilizar um valor de entrada. Já os carros usados, por outro lado,  conseguimos comprar em menor quantidade de parcelas e, por muitas vezes, os carros são mais completos (com ar, direção, travas elétricas, entre outros itens).

Os carros novos tem IPVAs mais altos, mas os carros usados precisam de revisão mais frequente. Portanto, no momento da compra o que vale mesmo é sempre colocar na ponta do lápis todos os gastos, a curto, médio e longo prazo.


Para cada tamanho de bolso há um tamanho de compra. O consumidor não deve se esquecer de sempre avaliar todas as possibilidades e sempre fazer comparações, visitando lojas de bairro e concessionárias, sempre acompanhado de um especialista, evitando assim uma compra que passa de realização de um sonho a um pesadelo.

Por Aline Neves

Compartilhe esta notícia