Devido ao constante aumento de acidentes automobilísticos, onde dezenas de pessoas morrem todos os dias nas grandes metrópoles, os políticos brasileiros estão começando a tomar medidas drásticas para acabar com o abuso dos motoristas de carros, caminhões, motos e transportes coletivos.
Nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que faz parte do senado, aprovou e enviou para a Câmara dos Deputados, um projeto de lei onde o Código de Trânsito se torna mais duro para os motoristas que costumam ingerir bebida alcoólica na hora que vão dirigir.
Atualmente a lei permite que o motorista conduza o veículo com no máximo 6 decigramas de álcool por cada litro de sangue, mas, o projeto proíbe terminantemente qualquer concentração de álcool ou outra substância que possa alterar os reflexos do motorista.
De acordo com o projeto, se o motorista alcoolizado se negar a fazer o teste do bafômetro, os policiais das blitz poderão conseguir provas através de documentos, imagens ou testemunhos.
Em resumo, se o projeto de lei for aprovado também pela a Câmara dos Deputados, com certeza os acidentes de trânsito diminuirão muito, e no caso de algum motorista desrespeitar a lei, terá muito mais chances de ir para a cadeia.
Por Fernanda Oliveira