Sistema Ford Sync poderá monitorar saúde do motorista



A tecnologia Sync permite conectar smartphones e outros gadgets ao automóvel para realizar diversas funções dentro dos veículos da Ford, como realizar chamadas sem que o motorista precise usar as mãos, por exemplo. Mas pesquisadores da empresa americana querem levar a tecnologia mais além, e usá-la para monitorar a saúde do motorista e dos ocupantes do veículo.

O sistema poderia ser usado para medir os níveis de glicose dos passageiros, trabalhando em conjunto com acessórios médicos. Outra utilidade seria de monitorar a qualidade do ar e avisar ao motorista para tomar rotas alternativas e mais limpas caso ele fosse portador de alguma alergia. Isso serviria também para controlar a climatização dentro do veículo e ajudar a filtrar o ar, livrando-o de agentes agravantes como pólen e pó.



Ainda usando o exemplo da alergia o sistema Ford Sync poderia trabalhar em conjunto com o GPS para avisar o motorista de que está perto de uma farmácia, caso haja a necessidade de comprar medicamentos. Enfim, as possibilidades são amplas. Por enquanto, tudo o que existe é um protótipo, e não há previsão para essa tecnologia chegar às ruas. Mas não podemos esquecer que sistemas inteligentes como o Ford Sync eram pura ficção há pouco tempo.

Por Maximiliano da Rosa



Fonte: Daily Tech

Leia também:  Recall da Ford Ranger é Ampliado nos Estados Unidos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *