Tecnologia pode permitir Comunicação entre Carros



Há alguns dias eu falei sobre um sistema da BMW que poderia usar uma câmera e o GPS para evitar acidentes com automóveis. Pois há empresas trabalhando em tecnologias que vão muito além disso. Uma delas é a NXP. A companhia atualmente está por trás do NFC, a tecnologia que permitirá que smartphones se transformem em cartões de crédito ambulantes, entre outras aplicações.

O que a NXP pretende, em parceria com a australiana Cohda Wireless, é fazer com que os automóveis no futuro falem uns com os outros. Para isso eles usariam um padrão de rede sem fio (wi-fi) desenvolvido especialmente para ser utilizado no setor automotivo. Ele seria base de uma grande rede formada por carros chamada de plataforma C2X.



A ideia é permitir que haja uma troca de informações dos automóveis uns com os outros (car-to-car) ou dos carros para a infraestrutura da estrada. O resultado prático seria um trânsito mais inteligente. Por exemplo, as informações poderiam ser usadas para avisar outros motoristas sobre perigos na pista ou congestionamentos. O sistema está sendo testado atualmente nas ruas da cidade holandesa de Eindhoven, onde fica a sede da NXP. É possível que empresas como Audi, VW, BMW e Toyota estejam envolvidas no projeto.

Por Maximiliano da Rosa



Fonte: Pocket-lint

Leia também:  Mercado de carros seminovos está aquecido

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *