Lei que obriga Instalação de Rastreadores em Veículos é adiada para 2012



O dia 2 de maio de 2011 era para ter sido o primeiro dia de vigência da lei que obriga a instalação de um chip antifurto em todos os novos automóveis, sejam eles nacionais ou importados. Mas o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para o dia 15 de janeiro de 2012 o início da implantação.

A partir desta data, todos os carros e motos novos já deverão ter o chip. O governo quer seguir com o calendário de implantação até o dia 15 de agosto de 2012. Até lá, além dos automóveis, os comerciais leves, ônibus, caminhões, motocicletas, ciclomotores, quadriciclos, triciclos, reboques, semireboques e tratores deverão sair de fábrica com o dispositivo de rastreamento.



O motivo para o adiamento da lei, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), é por causa da infraestrutura necessária para por em funcionamento o Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos (Sinrav), que ainda não estaria pronto. Mas como tal implantação de rastreadores vem sendo adiada desde 2009, acredita-se que o principal motivo seria a invasão de privacidade, uma vez que com o dispositivo, o governo poderá monitorar todo o caminho percorrido por um determinado veículo, mesmo sem a permissão do motorista.

Por André Gonçalves



Leia também:  Carro Autônomo do Google pode receber Autorização da NHTSA

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *