Serviço de Car Sharing no Brasil – Carro Compartilhado



O serviço de car sharing (carro compartilhado) é bastante utilizado nos Estados Unidos e em vários países europeus, como uma alternativa para diminuir a circulação de veículos nas grandes cidades. Timidamente, o serviço começa a ser difundido no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo, porta de entrada para as grandes tendências vindas do exterior.

Para quem não conhece, o serviço é um pouco parecido ao de aluguel de carros, mas com algumas diferenças. Na verdade se parece com um “clube”, onde os associados compartilham um carro, reservando os horários em que irão precisar dele, pagando uma tarifa por hora, além de uma mensalidade e taxa de adesão.



A empresa pioneira do serviço no país é a Zazcar, que atua na capital paulista. Ela tem 10 estacionamentos na cidade, com 14 veículos em cada, de modelos variados (Fiat Palio, Honda Civic, VW Fox, Smart, etc.). O associado pode fazer a reserva pelo telefone ou pela internet, e através de um cartão, consegue abrir o carro e pegar as chaves no porta-luvas, após responder algumas perguntas no computador de bordo. Para abastecer, a empresa tem convênios com vários postos de combustíveis. Depois do uso, basta devolvê-lo ao mesmo local onde pegou.

Por André Gonçalves



Leia também:  Consumo do etanol aumentou no Brasil

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *