Lista de Oficinas do IQA 2011 – Empresas Certificadas





Quem tem qualquer tipo de automóvel sabe o quanto é importante deixá-lo aos cuidados de uma oficina mecânica de qualidade, quando for o caso de ele precisar de algum reparo. Como em muitos lugares temos uma oficina a cada esquina, não é de se esperar que todas elas tenham a mesma qualidade.

E como saber se os serviços oferecidos por um determinado estabelecimento são bons? Além da recomendação de amigos, conhecidos e parentes, outra forma é conferir a lista criada por 15 entidades do ramo automotivo, que através de uma inspeção, fornecem à oficina uma certificação de qualidade. O organismo criado por essas entidades é conhecido como Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). Entre os criadores do IQA, que conta com a validação do Inmetro, estão a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).




Para participar do processo de inspeção, que é voluntário, as oficinas pagam, em média, R$ 2.000. O IQA verifica, entre outras coisas, os equipamentos, as instalações, o nível e o modo como trabalham os profissionais, além dos produtos e materiais utilizados no estabelecimento.

Confira no site do IQA a lista completa das oficinas certificadas.


Por André Gonçalves

Compartilhe esta notícia